terça-feira, 12 de julho de 2011

Plano de trabalho para os dois anos de desenvolvimento do projeto

Estudar os princípios de organização do sistema de escrita no nível da palavra e do texto para que o graduando compreenda a base teórica que permitirá uma ação mais sólida sobre a demanda encontrada na realidade escolar;
elaborar proposta de produção de textos a ser aplicada junto aos alunos do ensino fundamental;
aplicar proposta de produção de textos junto às escolas parceiras do subprojeto;
analisar as produções escritas de alunos do ensino fundamental a fim de verificar as principais facilidades e dificuldades encontradas na produção textual;
retomar e ampliar as bases teóricas de formação para a atuação na área de revisão, avaliação e análise de textos produzidos por alunos do ensino fundamental;
analisar materiais didáticos existentes que auxiliem na aprendizagem do sistema de escrita no nível da palavra e do texto;
produzir e/ou adequar materiais pedagógicos que auxiliam a aprendizagem das comunidades investigadas, levando o professor em formação a articular teoria, conhecimento dos grupos e metodologia de ensino;
aplicar junto à comunidade escolar os materiais desenvolvidos, fazendo observação do seu uso em sala de aula a fim de compreender como esses podem interferir no processo de aprendizagem;
descrever os procedimentos observados no espaço da sala de aula, aliando à base teórica previamente estudada, a fim de compreender as relações teoria-aplicação;
socializar com os demais professores em formação as aprendizagens vivenciadas no processo de estudo e aplicação de materiais sobre os princípios de organização de escrita.

0 comentários:

Postar um comentário