O subprojeto de Letras-Português da FURB atua com o desenvolvimento de projetos de letramento em três escola da rede pública da região (duas de Blumenau e uma de Guabiruba).
Envolve turmas dos anos finais do ensino fundamental e também turmas do ensino médio.
A metodologia consiste na realização de visitas semanais às escolas, encontros do supervisor com os bolsistas para planejamento, encontros periódicos de formação com a coordenação e, além disso, a produção de diários de campo/reflexivos, resenhas, fichamentos e relatórios.
A metodologia consiste na realização de visitas semanais às escolas, encontros do supervisor com os bolsistas para planejamento, encontros periódicos de formação com a coordenação e, além disso, a produção de diários de campo/reflexivos, resenhas, fichamentos e relatórios.
Para o bom andamento do subprojeto, baseia-se nas seguintes ações:
- Estudo do contexto escolar a partir do olhar da etnografia.
- Formação teórica dos bolsistas de ID no que concerne aos Estudos de Letramento.
- Ampliação da compreensão da cultura escrita com vistas aos multiletramentos.
- Desenvolvimento de projetos de letramento interdisciplinares a fim de promover práticas docentes de caráter inovador e aprendizagens significativas.
- Produção de materiais didáticos diversificados, especialmente para inserção em práticas de letramentos digitais, envolvendo gêneros multissemióticos.
- Entrega dos materiais pedagógicos e aplicação junto à comunidade escolar fazendo observação e avaliação do seu uso em sala de aula.
- Criação de uma equipe de discentes, supervisores e docentes que possa atender aos demais professores interessados em usar o material didático-pedagógico desenvolvido.
- Divulgação nas escolas do Subprojeto dos resultados alcançados pelos sujeitos envolvidos no subprojeto.
- Troca de experiência entre professores supervisores, estudantes de licenciatura e docentes da universidade para se analisar a relação teoria e prática e buscar a superação de problemas que dificultem a aprendizagem dos educandos.
- Discussão e revisão do currículo de Letras e demais licenciaturas a partir da interlocução com a escola de educação básica.
- Apresentação e publicação dos resultados do trabalho em eventos científicos da área e em cadernos pedagógicos a serem distribuídos nas escolas.
- Incentivo à discussão e ao desenvolvimento de pesquisas e projetos integrados nas áreas da linguagem e educação.
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