O subprojeto

O subprojeto de Letras-Português da FURB atua com o desenvolvimento de projetos de letramento em três escola da rede pública da região (duas de Blumenau e uma de Guabiruba).
Envolve turmas dos anos finais do ensino fundamental e também turmas do ensino médio. 
A metodologia consiste na realização de visitas semanais às escolas, encontros do supervisor com os bolsistas para planejamento, encontros periódicos de formação com a coordenação e, além disso, a produção de diários de campo/reflexivos, resenhas, fichamentos e relatórios.

Para o bom andamento do subprojeto, baseia-se nas seguintes ações:
  1. Estudo do contexto escolar a partir do olhar da etnografia. 
  2. Formação teórica dos bolsistas de ID no que concerne aos Estudos de Letramento.
  3. Ampliação da compreensão da cultura escrita com vistas aos multiletramentos.
  4. Desenvolvimento de projetos de letramento interdisciplinares a fim de promover práticas docentes de caráter inovador e aprendizagens significativas.
  5. Produção de materiais didáticos diversificados, especialmente para inserção em práticas de letramentos digitais, envolvendo gêneros multissemióticos.
  6. Entrega dos materiais pedagógicos e aplicação junto à comunidade escolar fazendo observação e avaliação do seu uso em sala de aula.
  7. Criação de uma equipe de discentes, supervisores e docentes que possa atender aos demais professores interessados em usar o material didático-pedagógico desenvolvido.
  8. Divulgação nas escolas do Subprojeto dos resultados alcançados pelos sujeitos envolvidos no subprojeto.
  9. Troca de experiência entre professores supervisores, estudantes de licenciatura e docentes da universidade para se analisar a relação teoria e prática e buscar a superação de problemas que dificultem a aprendizagem dos educandos.
  10. Discussão e revisão do currículo de Letras e demais licenciaturas a partir da interlocução com a escola de educação básica.
  11. Apresentação e publicação dos resultados do trabalho em eventos científicos da área e em cadernos pedagógicos a serem distribuídos nas escolas.
  12. Incentivo à discussão e ao desenvolvimento de pesquisas e projetos integrados nas áreas da linguagem e educação.

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