CENTRO DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE LETRAS
LÍNGUA PORTUGUESA VII
ACADÊMICOS: ELAINE CRISTINA NICOLODELLI e GUILHERME RIBEIRO DOS SANTOS
PLANO DE AULA (PORTAL DO PROFESSOR)
ESTRUTURA CURRICULAR | | |
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | História da escrita |
DADOS DA AULA |
O que o aluno poderá aprender com esta aula |
Com esta aula o aluno voltará na história para entender todo o processo de formação da escrita como ele conhece hoje. Entenderá que o sistema alfabético e gráfico não surgiu totalmente formado, mas é fruto de milhares de anos (mais de 5000) de invenções, aperfeiçoamentos e convenções estabelecidas pelos usuários da língua.Os objetivos específicos são:- Compreender os motivos pelos quais a escrita surgiu e se fortalece;- conhecer o processo de formação do alfabeto e escrita;- entender por que a escrita é importante para produzir e imortalizar o conhecimento;- identificar as fases de transformação do código e seus criadores;- produzir uma história em quadrinhos para fixar as fases de transformação do alfabeto. |
Duração das atividades |
4 aulas de 50min. |
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno |
A importância da escrita na sociedade e sua função de tornar eterno o conhecimento. Partindo então para sua história. |
Estratégias e recursos da aula |
1ª aula: Exibição de vídeo com duração de 13 minutos – História da escrita, do papiro à tela do computador, acessado no link: http://www.youtube.com/watch?v=jmuxpmPPyG8 sobre a origem do sistema gráfico, alfabético. Após a exibição do vídeo, inicia-se uma discussão sobre a influência de diversas nações, em relação à criação, desenvolvimento e evolução da escrita. Procurar questionar os alunos sobre o que eles viram no vídeo e anotar no quadro para fixação.2ª aula: Apresentação das adaptações/transformações sofridas pelo alfabeto com maior ênfase, até o formato dos símbolos utilizados atualmente. Divisão das turmas em grupos para elaboração de uma história em quadrinhos representando um determinado evento ligado à escrita e sua fase de criação e aperfeiçoamento. Cada equipe ganhará um povo criador ou transformador do alfabeto:Equipe 1: Fenícios Equipe 2: Gregos Equipe 3: Egípcios Equipe 4: Semitas Equipe 5: Romanos O objetivo é que eles criem uma situação fictícia em que a mudança ou criação do alfabeto foi realizada por esses povos.3ª aula:Conclusão dos quadrinhos, com produção realizada em cartolina para posterior exibição. Professor assiste os alunos no que for necessário.4ª aula:Socialização dos trabalhos, com a explicação de cada grupo sobre o evento representado. Reflexão sobre a sequência realizada. Recapitular os processos de criação e transformação do alfabeto e da escrita, promovendo questionamentos aos alunos para reforçar a importância de escrever hoje.Sugestões:- A informação quando é passada oralmente consegue sobreviver para sempre?- Como hoje em dia nós conseguimos estudar acontecimentos que ocorreram há tanto tempo atrás? Por meio do quê?- Vocês acham que é importante saber escrever? Por quê?Alguns materiais para pesquisa do professor:A origem da escrita - http://portaldasartesgraficas.com/ficheiros/origem_da_escrita.pdfA origem do alfabeto – Luiz Carlos Cagliari - http://dalete.com.br/saber/origem.pdfPré-história da escrita: a pintura e o desenho - http://alfabetiza.hd1.com.br/textos/texto4.pdf |
Avaliação |
A avaliação será realizada por meio das discussões realizadas durante as aulas, se houve entendimento dos alunos sobre o processo de criação/transformação da escrita, sua participação e argumentação quando questionados. Também será atribuída uma nota para a produção dos quadrinhos de acordo com o adequado uso das informações estudadas.Critérios de avaliação dos quadrinhos:- Adequação ao gênero (1,0);- Adequação linguística (2,0);- Adequação ao tema proposto (3,0);- Compreensão do conteúdo (4,0). |
0 comentários:
Postar um comentário