PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Coordenadora e Supervisora do Sub-Projeto de Letras: Otília Lizete de Oliveira Martins
Bolsista: Lutiane Schramm Cugik
Escola de Ensino Fundamental Lions Club Companheiro Oscar Maluche – Brusque SC
Orientadora: Maria Luisa Ghislandi
Professora: Suzana Zimermann
PROJETO “CONTOS”
“A Educação qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática.”
7ª ANO A VESPERTINO - PLANEJAMENTO ANUAL
Objetivos:
- Incentivar e desenvolver leitura de contos;
- Incentivar a criatividade e escrita através de produção de narrativas - contos;
- Identificar a estrutura das narrativas e a diferença dos gêneros narrativos;
- Identificar mecanismos lingüísticos para a coerência de um texto.
- Objetivo final do projeto: construção de um conto pelos alunos para exposição.
OBS: O PROJETO SE INICIA COM OBJETIVO DE CONSTRUIR CONHECIMENTO JUNTO AOS ALUNOS SOBRE NARRATIVAS, GÊNEROS NARRATIVOS, ELEMENTOS DA NARRATIVA E ARTICULAÇÃO DOS RECURSOS EXISTENTES NA LINGUA EM UM TEXTO. O OBJETIVO FINAL É CONSTRUIR UM LIVRO COM CONTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS. (RECONTO)
CRONOGRAMA - JUNHO
12-06: 1ª Aula
- Entregar o material sobre narrativa para os alunos e explicar os elementos básicos e estilos narrativos;
- Entregar um conto e pedir que os alunos leiam e tentem identificar os elementos da narrativa;
- Em seguida eu faço uma leitura expressiva e faço a análise dos elementos das narrativas junto com os alunos.
- O que foi narrado?
- Quando ocorreu o fato?
- Onde ocorreu o fato?
- Que tipo de gênero narrativo você acabou de ler?
- Que cenário o conto apresenta?
- Como o texto referencia o tempo no conto?
- Qual o desenvolvimento e a complicação do conto?
- Qual o clímax do conto?
- Qual o desfecho do conto?
- O conto traz algum recado, algum valor? Qual ou o que?
- Pedir para os alunos produzirem um conto;
- Análise das narrativas produzidas pelos alunos
CRONOGRAMA – AGOSTO 2012
20/08: 2ª Aula
- Explicar o projeto, entregar o material sobre estruturas dos contos de terror e personagens e fazer as explicações;
- Conversar sobre o tema medo;
- Entregar apostila sobre pontuação e trabalhar pontuação nos próprios textos dos alunos e fazer algumas atividades sobre o assunto;
CRONOGRAMA - SETEMBRO
03/09: 3ª Aula
Material:
Figuras de personagens, cartolina, lápis de cor, giz de cera, cola, tesoura.
- Entregar materiais sobre contos de terror, fazer as devidas explicações sobre o gênero;
- Entregar um conto de terror e pedir que identifiquem os principais elementos do conto e os tipos de personagens;
- Entregar aos alunos figuras de personagens de contos de terror e pedir que criem um personagem antagonista e protagonista e descrevam suas características físicas e psicológicas; (RETOMAR PONTUAÇÃO).
04-09: 4ª Aula
- Continuação.
17-09: 5ª Aula
- Entregar apostila sobre conectores, e também um conto aos alunos, fazer as explicações e mostrar como funcionam os conectores dentro do conto;
- Fazer atividades.
CRONOGRAMA - OUTUBRO
08-10: 6ª Aula
- Entregar apostilas sobre anafóricos e cenários, fazer as devidas explicações;
- Entregar aos alunos um conto e mostrar como funcionam os anafóricos dentro do conto;
- Fazer exercícios.
22-10: 7ª Aula
- Pedir aos alunos para construir o cenário do seu conto e inserir os personagens dentro do conto em uma cartolina com o desenho ou através de uma pequena maketi (à definir), depois desenvolver o texto. (RETOMAR PONTUAÇÃO, ANAFÓRICOS E CONECTORES).
OBS: EXPOR OS TRABALHOS.
CRONOGRAMA DE NOVEMBRO
05-11: 8ª Aula
- Entregar a apostila sobre causa e consequência e fazer as explicações necessárias para o desenvolvimento de uma narrativa;
- Fazer atividades.
12-11: 9ª Aula
- Iniciar o desenvolvimento do conto com os alunos.
RETOMAR:
- Entregar um conto e pedir que os alunos leiam e tentem identificar os elementos da narrativa;
- Em seguida eu faço uma leitura expressiva e faço a análise dos elementos das narrativas junto com os alunos.
- O que foi narrado?
- Quando ocorreu o fato?
- Onde ocorreu o fato?
- Que tipo de gênero narrativo você acabou de ler?
- Que cenário o conto apresenta?
- Como o texto referencia o tempo no conto?
- Qual o desenvolvimento e a complicação do conto?
- Qual o clímax do conto?
- Qual o desfecho do conto?
- O conto traz algum recado, algum valor? Qual ou o que?
0 comentários:
Postar um comentário