EMENTA:
A narrativa é algo que está presente todos os dias das
nossas vidas - pode ser oral ou escrita e fazer parte do real ou do imaginário.
Acreditando que as narrativas possuem uma organização interna superior às
sentenças, Rumelhart (1975) propôs um modelo de Gramática para histórias
ficcionais, composta por uma rede hierárquica de regras sintáticas, com
correspondente interpretação semântica. Tal modelo foi aprimorado por Stein e
Glenn em 1979 e ampliado por Scliar-Cabral e Grimm-Cabral em 1983. Em 2012, 18
narrativas de crianças entre quatro e seis anos de idade foram colocadas no
modelo mais recente, a fim de validar o modelo. Nesse exercício, foram sugeridas
pequenas alterações. A gramática para histórias ficcionais mostra a existência
de características universais, não importando as particularidades culturais, e
aponta para a importância do trabalho com histórias ainda na educação
infantil.
MINISTRANTE: Mônica de Abreu (MESTRE EM LINGUÍSTICA PELA UFSC)QUANDO: 20 DE FEVEREIRO - 18h
ONDE: SALA I 304 (CAMPUS I DA FURB)
Não é necessário fazer inscrição, apenas comunicar a intenção de participar a seu coordenador de área.
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