PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
|
Escola: EEB Carlos Maffezzolli
|
Supervisora: Roseane Huber de Souza
|
Bolsista: Débora Cristofolini
Gabriela Kloth
Patrícia Macedo
Tainara Coelho
Thais de Souza Schlichting
|
Relatório geral de horas PIBID Carlos Maffezzolli – Fevereiro
“Todo jardim começa com uma história de amor, antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma.
Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles”. Rubem Alves
Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles”. Rubem Alves
Em fevereiro, as atividades do grupo do PIBID da E.E.B Carlos Maffezzolli se concentraram principalmente em leituras e primeiras versões de escrita. A escrita é uma habilidade a ser desenvolvida pelos acadêmicos, e isso está sendo feito através das tentativas, ao produzirmos textos, nós trabalhamos com a troca das produções para que possamos dar dicas uns para os outros a fim de que o trabalho final seja o melhor possível.
Durante o mês, também tivemos contato com novas versões de clássicos. A partir do seriado “Once upon a time” e do filme “João e Maria: caçadores de bruxas”, tivemos algumas ideias em relação ao trabalho com novas versões de clássicos. Podemos, talvez, trazer inicialmente a versão original e em seguida, as versões novas, que têm detalhes diferentes, mas que conservam a mesma essência.
Como grande parte dos bolsistas do PIBID, nós do grupo da Carlos Maffezzolli, junto com nossa supervisora, Roseane, participamos das duas noites de formação oferecidas em fevereiro. No dia 18, participamos da oficina “Uso de articuladores: Coesão Textual” que trouxe a importância da coesão e coerência textuais tanto para a nossa prática escrita quanto para a interação com o texto de nossos alunos. E no dia 20, participamos do minicurso “Análise Narrativa: Um esquema para histórias ficcionais”, que nos proporcionou ampliar os horizontes em relação à construção do texto ficcional e compreender melhor as principais características dos textos dos nossos alunos.
Além das leituras que servirão de base para o artigo, também nos ocupamos com leituras da revista Nova Escola, textos sobre coesão e coerência, as novas metodologias de ensino e aprendizagem e sobre os gêneros infantis.
Em suma, o mês de fevereiro foi aproveitado para a organização geral do grupo e a preparação para o semestre que começou.
0 comentários:
Postar um comentário