O mês de Agosto na E.E.B. Anita Garibaldi
O mês de Agosto foi um mês muito produtivo para as
bolsistas da E.E.B. Anita Garibaldi, foi um mês no qual a prática foi mais
presente que a teoria visto que houveram diversas produções na escola com os
alunos, além da preparação para a MIPE e para o Interação FURB no qual algumas
das bolsistas apresentaram o trabalho realizado no ano passado.
Finalmente tiramos nosso projeto do
papel e todas ficaram muito satisfeitas com os resultados. Iniciamos no começo
do mês com o gênero Carta, foram introduzidos o conceito, a função social, a
estrutura e a história do gênero.
As bolsistas Ana e Aline utilizaram
o trailer de um filme no qual um soldado envia cartas para sua namorada para
demonstrar uma das funções da carta, e passaram uma atividade em que alunos
deveriam analisar cartas que eles haviam trazido para a aula e identificar cada
parte da estrutura. Também reconheceram os tipos de cartas em um slide mostrado
pela Ana.
“Quando
perguntei se alguns deles já haviam recebido ou enviado uma carta via Correios,
nenhum levantou a mão. Realmente foi algo novo para eles. Isso me surpreendeu,
pois significa que o meu papel como professora e bolsista ID foi realizado: apresentar
algo novo e útil para o dia a dia dos alunos, ou seja, algo que eles irão
usar.” (Ana C. Nazaro).
As bolsistas Andressa e Larissa, além de falar a
respeito da estrutura, história, função e conceito da carta, focaram-se
bastante na produção e no uso correto de certos elementos da escrita, passaram
uma explicação do uso adequado dos “porquês” e deram dicas de como se escreve
uma carta. Os alunos ficaram tão interessados que o sinal tocou e eles
continuaram produzindo.
“Mostrei-lhes
os detalhes de como fazer um envelope e como funciona o envio de carta com
pagamento e recebimento de selo. No último slide apresentei dicas importantes
para a elaboração de uma boa carta e, por fim, passei um vídeo sobre a história
e funcionamento do correio.” (Larissa P. Theiss)
Na semana seguinte, ainda foram feitas
algumas finalizações a respeito da carta e seguimos para o tema Bilhete. Apresentamos
tudo o que havíamos planejado, e começamos a produção dos bilhetes para a
árvore.
A equipe das bolsistas Andreia e
Vivien, além da produção dos bilhetes para a árvore, também aplicou uma
atividade chamada “Bilhete para o futuro” onde os alunos escreveram bilhetes
para eles mesmos dizendo o que esperavam do PIBID para serem revelados no final
do ano, o resultado foi bastante satisfatório, pode-se notar que eles estão
apreciando as aulas e que eles consideram uma aula diferente onde eles aprendem
muitas coisas de formas mais divertidas.
“Fiquei muito feliz ao ler que
eles realmente estão gostando do nosso projeto, pois penso que é a forma mais
eficaz de fazê-los aprender os gêneros de comunicação interpessoal que estamos
apresentando para eles, estão sendo aulas divertidas e produtivas para eles e
para nós também” (Vivien Reinhold)
As duas aulas seguintes foram
dedicadas para a árvore e seus bilhetes, os alunos produziram folhas e colaram nelas
os seus bilhetes destinados a um colega de classe, além disso, também fizeram
várias outras coisas para adornar a árvore como borboletas, pássaros, outras
folhas e grama. Eles ficaram muito empolgados e alguns não ficaram satisfeitos
enquanto a árvore não estava perfeita e levaram para casa para arrumar alguns
detalhes.
“ O
resultado final ficou incrível e maravilhoso, nem eu mesma acreditei quando eu
vi a linda e majestosa árvore dos aliados.” (Andressa R. Gesser).
As bolsistas Andreia e Vivien
estiveram presentes nas apresentações culturais dos alunos, houve apresentação
da banda e grupo folclórico, foram apresentações muito bonitas que envolviam
várias culturas do nosso país e também um ótimo momento para as bolsistas se
familiarizarem com a escola e com os eventos que acontecem lá.
Durante o mês de Agosto também
houve uma visita da CAPES à FURB, as bolsistas Aline e Andressa juntamente com
outros bolsistas, supervisores e coordenadores de outros subprojetos reuniram-se
no LIFE (Laboratório Interdisciplinar de Formação de Professores) e tiveram a
oportunidade de conhecer melhor as tecnologias disponibilizadas pelo
laboratório.
“Inicialmente
os bolsistas presentes assistiram uma breve apresentação sobre o que é o LIFE e
depois participaram de uma dinâmica com a Juliana em que precisavam fazer uma
montagem com fotos em tablets e depois enviar via conexão para a lousa
interativa para posteriormente montarmos uma “rede”, conectando uma foto a
outra significando o laboratório que tem a possibilidade se integrar diversos
equipamentos tecnológicos.” (Aline F. Guse).
Agosto
foi um mês deveras produtivo para as bolsistas e também para os alunos. É muito
satisfatório para todas que estejamos conseguindo atingir um de nossos
objetivos que é aprimorar as habilidades de comunicação interpessoal dos
alunos, trabalhando a partir de coisas que a maioria já conhecia, mas talvez não
de maneira tão profunda anteriormente.
0 comentários:
Postar um comentário