O mês
de Outubro foi um período de muitos aprendizados, reflexões e dinâmicas em sala
de aula. Interagir com os estudantes, proporcionar novas didáticas de ensino,
novos modos de ensinar, é fazer com que eles gostem e se motivem ainda mais a
aprender e se interessar pelos nossos ensinamentos.
Desde o
início do projeto, o nosso propósito foi trabalhar com o gênero de
"Memórias Literárias" fazendo com que os alunos coletassem dados de
um informante e transformassem essa entrevista em uma produção textual, porém, para fazer
com que os alunos entendessem ainda mais todo esse processo de produção e
reflexão de um texto, trouxemos vários materiais, assuntos e dicas que os
ajudassem a colocar no papel estas memórias, mas fazendo com que essa produção
tenha ainda mais coesão, seja clara, objetiva, repleta de detalhes e
características. Algo que explicamos e demos ênfase nesse semestre foi a
explicação dos verbos, especialmente na aplicação do pretérito perfeito, imperfeito
e do mais-que-perfeito, mostrando entendimento e aplicação desses tempos
verbais nos textos que seriam escritos. Outro assunto relevante que os foram
apresentados foram os conectores e anafóricos. É importante conhecer novos
meios de fazer frases ainda mais completas, com sentido e objetividade,
utilizando de conectores que façam com que a redação seja ainda mais ampla e
diversificada. Há diversos conectores e anafóricos que podemos utilizar, e
através disso, explicamos e mostramos vários desses aspectos a eles.
Além
disso, explicamos como fazer um bom texto contendo as partes principais que o
compõem: introdução, desenvolvimento e conclusão, pois é visível, em algumas
produções textuais, por exemplo, não apresentar uma introdução ou iniciar um
novo parágrafo sem nenhum sentido com o anterior. Então, fazer com que eles
entendam esse processo de produção e construção do texto é parte fundamental em
nosso ensino.
Algo
que gostaríamos de deixar registrado foi uma brincadeira que realizamos com os
alunos da escola Leoberto Leal envolvendo o assunto de "verbos".
Entregamos a eles duas partes de dois textos literários, o qual eles teriam que
completar os espaços que deixamos em branco com verbos no tempo correto. Os
grupos que vencessem, ganhariam um "prêmio" no final. A proposta foi
muito divertida, todos se empenharam em fazer e muitos mostraram que entenderam
o assunto.
Finalizando,
gostaríamos de dizer que com essas dinâmicas que realizamos, por exemplo, além
de sair da rotina, de muitas vezes ter o hábito de fazer atividades apenas
seguindo livros didáticos, também obtivemos bons resultados, pois além de conhecimento,
proporciona diversão para os alunos.
0 comentários:
Postar um comentário