Após o início da aplicação
do projeto de letramento na escola, as turmas do 6º, 8º e 9º anos começaram a
ver as bolsistas com mais frequência na Lothar. O 8º ano iniciou o mês de abril
fazendo um perfil dos alunos. Confira os relatos das(o) bolsistas(o) sobre: “Achei a proposta interessante, pois foi uma
oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a personalidade deles.”
“Nós levamos, papeis coloridos, canetas,
canetinhas, tesouras, colas e diversos materiais desse tipo para os alunos
confeccionarem. Primeiramente, distribuímos os livros do 6º ano, pois a
proposta do perfil estava bem explicada ali”.
Após essa atividade o grupo iniciou uma sequência
didática sobre ortografia visando a sanar as dúvidas dos alunos e ajudá-los em
suas dificuldades. “A aula foi elaborada
baseada nas produções de diagnósticos dos alunos. Nelas foram identificadas as
principais dificuldades dos alunos quanto a ortografia“, “[...] vimos que os alunos tem muitas dificuldades
em relação ao ão e am, mas e mais, alguns erros ortográficos e de acentuação
[...]”.
Um trabalho que leva tanto tempo para ser pesquisado,
preparado e separado gera muita dedicação e carinho da equipe: “Ser professor é sempre estar no estudo, é
separar tempo para pesquisas, para planejamento das aulas que exigem tempo. É
acima de tudo gostar de estudar e procurar estar sempre atualizado. É lindo
demais!”.
Já a turma do 6º ano ficou imersa em
literatura. Os pequenos tiveram contato com os textos ‘Aí que saudade que
dá...’, um reconto dos três porquinhos e outras histórias contadas pelos
alunos: “Anny contou um pouco sobre um
dinossauro, outros três alunos nos encantaram com histórias da tia Anastásia”.
Todo esse contato literário também gerou atividades! Primeiramente eles
confeccionaram um cata vento, que segundo a bolsista “os alunos utilizariam a linguagem para expressar as coisas que eles têm
saudades, a fim de quando prontos eles
pudessem mandar essa saudade embora e circular com bons pensamentos”.
O
trabalho foi exposto na escola para que toda a comunidade, tanto os pais quanto
os alunos, pudessem apreciar.
Professora Ides e bolsistas Larissa e Andressa
Na turma
do 9º ano a bolsista continuou o trabalho com os contos de terror. Após uma
mostra visual do tema ‘Drácula’ os alunos tiveram contato com a história
original do autor Bram Stoker “As
duas aulas passaram voando, de tão boas que foram!”.
Foi apresentado uma breve biografia do autor para então um resumo da história.
Os alunos deveriam construir uma sistematização da história em conjunto com a
bolsista e a Professora Ides.
Finalizado o tema ‘vampiro’, foi
iniciado a sequência didática sobre zumbis. A bolsista levou curiosidades sobre
o tema, como surgiu, onde etc. Bem como alguns trailers de filmes e séries que
contemplavam esse tema. A turma também teve contato com Histórias em Quadrinhos
com essa temática. Em duplas, eles leram o primeiro volume da série ‘The
Walking Dead’.
“Depois da leitura, fizemos uma sistematização da história. Como já era
uma prática que havíamos feito em uma aula anterior, eles já sabiam mais ou menos
como fazer. Tiveram alunos que até fizeram desenhos no caderno. TODOS
participaram. Foi incrível”
Com certeza o PIBID veio como uma onda na
escola municipal Lothar Krieck, mudando um pouco da rotina e dos hábitos dos
alunos. Todas(o) bolsistas(o) esperam que essa onda se espalhe ainda e mais e
continue fazendo a diferença no ambiente escolar como tem sido desde o início.
Aline F. Guse
Ana Carolina S. Nazaro
Andressa R. Gessner
Larissa P. Theiss
Laura Cunha
Rafael M. Miranda
0 comentários:
Postar um comentário