O mês de Junho foi um mês de muitos aprendizados, troca de experiências e saberes. Estar participando do PIBID, para todas nós, é saber que podemos ensinar e aprender junto aos alunos, e que cada aula é um grande desafio para cada uma de nós.
Nesse mês, estamos trabalhando com o TEATRO, o que é um tanto desafiador, pois não temos experiência nessa área, sendo algo único e engraçado para nós, e para os alunos.
Inicialmente, dividimos os estudantes em pequenos grupos e cada "pibidiana" tinha a tarefa de explicar para os componentes daquele grupo o que era um script, qual a função específica dele, mostramos as suas características e depois, cada grupo deveria improvisar e mostrar o seu talento teatral, encenando aquela peça para os outros estudantes da turma, para que houvesse um momento divertido e interativo entre os alunos. Foi muito bom poder estar presente nesse momento e ver que cada um tem a capacidade de brincar, atuar, mostrar que com uma simples esquete, uma grande apresentação pode nos surpreender.
Além disso, trouxemos em slides uma apresentação completa sobre o TEATRO, explicando quais são as partes que compõem uma peça teatral, desde os personagens principais, até as pessoas que participam por trás das câmeras, como os figurinistas e sonoplastas, que cuidam de cada detalhe para que a apresentação fique impecável.
Algumas de nós levamos uma mini peça teatral em que atuaríamos para divulgar ainda mais o teatro, e mostrar para os alunos que nós, "pibidianas", também temos talento e que podemos mostrar as nossas capacidades para o meio dicente. Os alunos adoraram, e até bateram palmas, pois realmente gostaram do que viram.
Depois da explicação detalhada sobre TEATRO, era o momento de escolher o melhor conto para a montagem do roteiro, do cenário, do figurino e escolha dos personagens. Cada dupla/trio está trabalhando com uma história diferente, e agora, cada uma está se empenhando, junto com os alunos, para que o resultado final seja satisfatório.
Logo após selecionarmos o melhor texto para a produção do roteiro, era o momento que eles deveriam começar a produzir. Os roteiros de todas as duplas/trios já estão finalizados, e agora devemos encenar, e prepará-los para uma futura apresentação. Além disso, estamos cuidando do cenário, em que selecionamos cada aluno que ficará responsável por algum objeto que irá compor a nossa cena, e esse estudante tem a tarefa de construir esse objeto e trazer para que o nosso cenário seja rico em detalhes e que fique o mais próximo possível do real. Ainda, cuidaremos com mais calma das outras partes que compõem uma peça teatral, como o figurino e o som que tocará ao fundo de cada cena, porém, devemos ir com calma para que tudo dê certo e que tanto os alunos, como nós, possam dizer que realmente valeu a pena trabalhar esse tema.
No mês de Julho, continuaremos com o nosso trabalho e esperamos que o resultado final seja tão bom quanto esperamos. Os alunos estão adorando poder fazer uma peça, poder apresentar e mostrar que realmente se empenharam para isso. Além disso, explicar esse assunto para os estudantes tem sido ótimo para todas nós, pois estamos aprendendo junto com eles. Esperamos que a cada aula a produção seja ainda maior e que o PIBID nos proporcione ainda mais momentos proveitosos e divertidos no âmbito educacional.
0 comentários:
Postar um comentário