Uma
das principais tarefas de um professor é saber preparar uma boa aula utilizando
o método da sequência didática. Assim, as pibidianas de Guabiruba estiveram
aplicando seus conhecimentos no planejamento de aulas dinâmicas durante todo o
mês para em seguida irem à sala de aula.
Como
registro das expectativas, dúvidas, conclusões e por que não surpresas, as
bolsistas utilizaram o método do diário de campo, que não foi a única produção
textual do mês. Como valorização das atividades dos alunos, todas foram
digitalizadas e arquivadas com todo carinho. E, claro, algumas postagens no
blog para compartilhar nosso trabalho.
As
meninas ainda produziram resumos de trabalhos a serem apresentados no XI
Seminário das Licenciaturas da FURB que realizou-se no começo do mês de
novembro. Além dos resumos, as jovens acadêmicas tiveram que preparar as
apresentações em slides para o seminário. Como dois projetos foram
apresentados: Dragão de Guabiruba e Mão de Onça, o trabalho foi em dobro.
Todas
essas atividades e planejamentos geram uma grande troca entre as bolsistas que
precisam se comunicar a todo instante. Assim, foi necessário o uso do bom e
velho e-mail que também foi útil para movimentar um grande público com o
projeto Fica PIBID, do qual algumas bolsistas participaram em manifestações.
As
leituras do mês foram em torno de artigos e capítulos de livros como em todos
os outros meses. No entanto, algumas pibidianas leram livros completos como O
Ensino da Gramática: Caminhos e Descaminhos de Carlos Eduardo Falcão Uchôa, A
Guerra dos Tronos e o famoso Multiletramentos na Escola, que renderam diários
de leitura e ampliações de glossários.
0 comentários:
Postar um comentário