Entre os dias 16 e 19 de julho, as acadêmicas e bolsistas do PIBID/Letras da FURB, Martha Regina Maas e Thais de Souza Schlichting, estiveram na Unicamp, em Campinas, São Paulo, participando do 18º Congresso de Leitura do Brasil (COLE).
Diversos foram os momentos de aprendizado e trocas de experiências com pessoas de todo o país. As acadêmicas tiveram seus artigos aprovados para publicação na revista Leitura: Teoria e Prática e para apresentação oral no congresso.
Com o tema "O mundo grita. Escuta?", o COLE contou com a presença de muitos profissionais na área de leitura de várias partes do Brasil. Houve momentos culturais, com apresentações de música e dança, bem como momentos com mesas-redondas, apresentações de comunicações e palestras. Algumas fotos de momentos acompanhados pelas bolsistas:
16/07
Intervenção de samba de bumbo com o grupo: Urucungus, Puítas e Quinjengues |
Abertura oficial – mesa de autoridades |
17/07
Conferência: Paralelas com Alice Ruiz (poeta, haicaísta e letrista) e Alzira Espíndola (cantora, compositora e instrumentista) |
Mesa redonda: Mídia e leitura na sala de aula com Luzmara Curcino (UFSCar) e Fabiano Ormaneze (PUCC) |
Sessão de comunicação: A leitura e seus múltiplos fios: o tecido de saberes e leituras de mundos de educandos e educadoras em EJA (Eliane Aparecida Bacocina) |
Sessão de comunicação: Acidente nuclear no Japão: alarmismo e pouca fundamentação científica no discurso da Revista Época (Fabiano Ormaneze) |
Sessão de comunicação: Livros na sala, ao alcance da mão: uma experiência no curso PROEJA (Fabiana Cardoso Fidelis) |
Sessão de comunicação: A leitura na escola mediana pelo riso (Maria de Fátima Cruvinel)
Sessão de comunicação: “Alguem diz que naum precisa se preocupar com concordâncias”: Letramentos, hipertexto e identidades nas redes sociais (Paula Baracat De Grande) |
18/07
Conferência: Por uma leitura estética e política das margens (Ricardo Javier Arcos-Palma) |
Mesa redonda: A leitura que potencializa a produção: uma questão para a formação de leitores (Daniela Eufrásio e ThomasMassao Fairchild) |
Sessão de comunicação: Formação de professores e leitura do Teatro Grego – O teatro como processo educativo (Divania Luiza Rodrigues e Paula Carolina Teixeira Marroni)
Sessão de comunicação: 140 (Elenice Cristina Pires de Andrade e Érica Speglich)
Sessão de comunicação: O ensino de aritmética e sua utilidade prática, eis a luz pedagógica! Grita o jornal A instrução pública na província do Rio de Janeiro (Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Faria)
19/07
Mesa redonda: Ensino de língua e literatura (Maria do Rosário Longo Mortatti e Norma Sandra de Almeida Ferreira) |
Depois, cada bolsista partiu para sua sala de apresentação...
Apresentação da voluntária Thais de Souza Schlichting. “Da fábula à narração: analisando produções textuais no Ensino Fundamental”. |
Apresentação da bolsista Martha Regina Maas, “A leitura e as produções de texto de alunos do 6º ano: análises e discussões a partir das regras narrativas”. Ainda sem foto!
E chegou a hora de dizer tchau, depois de muito conhecimento colocado na bagagem!
Foto com as meninas do PIBID de Minas |
ee, foi muito legal!! estamos muito felizes com a oportunidade e por poder compartilhar o que aprendemos lá com nossos colegas bolsistas!!!
ResponderExcluirbeijos
Foi mesmo!! Nossa, quanta coisa que vimos por lá. Se fosse pra colocar tudo aqui, o post ficaria ainda maior, HAHAHAHAHHAA
ResponderExcluirÓtima experiência em ótima companhia!
Beijos