No dia 27 de agosto de 2012, as bolsistas Cinara e Karina fizeram a primeira visita à oitava série. Iniciaram a aula se apresentando aos alunos e explicando o que é o programa PIBID.
Em seguida, a acadêmica Cinara fez uma contextualização do gênero que seria trabalhado, falou dos principais autores, das características, e entregou aos alunos uma folha na qual estavam todos os tópicos explicados.
Depois de anotar as ideias dos alunos no quadro, as bolsistas pediram que os alunos lessem a crônica silenciosamente, e logo após leram-na para eles. Então perguntaram se era o que eles esperavam da crônica, qual o efeito do título, se eles acreditavam que o lixo depois de jogado fora continua sendo da pessoa ou não, e se alguém tem o direito de mexer no lixo alheio. O que gerou uma breve discussão na sala, levantando diferentes opiniões sobre.
Após a revisão do gênero crônica. As bolsistas iniciaram a explicação de quatro classes gramaticais: substantivo, adjetivo, numeral e artigo. E entregaram aos alunos uma folha que continha as classes, explicações e exemplos.
Para fixar o conteúdo exposto, fizeram “ O jogo das classes” com uma caixa preta (adaptado por elas).
Se acertasse o objeto, ganharia o direito de responder à uma pergunta envolvendo o objeto e as classes gramaticais. Cada pergunta tinha variadas pontuações de acordo com o grau de dificuldade.
A equipe que alcançasse, ao fim do jogo, o maior número de pontos venceria.
Os alunos se divertiram muito e acertaram a maioria das perguntas que lhes foram feitas, demonstrando domínio do conteúdo explicado.
A equipe das meninas venceu o jogo e ganhou uma caixa de bombons e uma de bis como prêmio, mas os meninas não ficaram sem nada, também receberam uma caixa de bis, em agradecimento a participação ativa na aula.
0 comentários:
Postar um comentário