As discussões giraram em torno de reflexões sobre pontos como:
- locus do trabalho docente
- desafios da educação básica
- formação da gestão escolar
- formação dos professores: a inicial está fragilizada e a continuada é suprimento
- dinâmica formtiva
- relação teoria-prática que não se concretiza no cotidiano
- onde estão os métodos?
- estágios fragilizados
- qual EAD?
- formação pensada a partir da função social da educação básica
- tradição disciplinar e resistência à interdisciplinar
- professor como profissional
- desafios à escola
- escola justa: inclui, não exclui, qualifica
- novo paradigma: exercer uma prática educativa: contextualizada, cultura local, lunado diverso
- o conhecimento é um dos determinantes das desigualdades sociais
- escola = fonte de conhecimentos sistematizados
- práticas educativas significativas
Foi uma experiência maravilhosa, ter a oportunidade de assistir essa palestra de formação com uma pessoa que de fato tem conhecimento e base no que diz. Foi um choque de realidade necessário para pararmos e avaliarmos que sociedade estamos formando. Nós graduandos de licenciaturas, não podemos nos deixar cair no " marasmo" que é a situação das escolas públicas. É preciso que ajamos de forma inovadora em relação às práticas pedagógicas, pois se não arregaçarmos as mangas a partir de agora, não saberemos o que acontecerá com a educação em um futuro nem tão distante.
ResponderExcluirUm dos melhores eventos, que já pude presenciar durante minha vida acadêmica. Acredito, que assim como eu, muitos saíram do teatro Carlos Gomes, voltando seus pensamentos à situação da nossa educação. Todos sabemos que temos uma árdua jornada, e que enfrentamos condições bastante preocupantes, mas, em particular, fiquei bastante espantada com os dados a nós mostrados. Quando enxergamos a proporção da gravidade dos problemas na nossa educação em geral, seja ela básica ou de ensino superior, com dados tão específicos é ainda mais chocante. Que isso não nos desanime, mas sim nos dê ainda mais forças pra lutar por nossos ideais. Ideais estes, que fizeram com que escolhêssemos trilhar o caminho dos mestres.
ResponderExcluir