E.B.M LEOBERTO LEAL
A memória do coração
elimina as más recordações e amplia as boas lembranças, e graças a
esse artifício, lidamos com o passado.
Gabriel García Márquez
Desde o início do ano
foi trabalhado na escola, atividades relacionadas à memória literária.
Nossos objetivos
específicos foram valorizar a experiência das pessoas mais velhas, compreender
o que é memória, perceber como objetos e imagens podem trazer lembranças de um
tempo passado e observar que as memórias podem ser registradas oralmente e por
escrito. Também tivemos o objetivo geral de tentar transformar as entrevistas
em um livro produzido pelos alunos.
Primeiramente os alunos
fizeram entrevistas com pessoas que moravam há muito tempo no bairro, mas
alguns alunos chegaram sem a entrevista pronta em aula, então puderam
entrevistar servidores da escola que já estavam trabalhando no bairro há muito
tempo. Depois tiveram a oportunidade de refazer seus textos e utilizar o
laboratório de informática, tornando as atividades mais interativas.
Além disso, nós trabalhamos
com pontuação, concordância nominal/verbal, verbos principalmente no que se
refere a pretérito imperfeito e pretérito perfeito que são os mais usados nas
memórias literárias. Tudo isso foi abordado na sala de aula através de músicas,
piadas, poemas, imagens e vídeos. A cada texto que eles produzem percebemos uma
grande evolução desde o início do projeto.
Foi trabalhado também o
foco narrativo explicando a narração em primeira e terceira pessoa, trazendo
exemplos de clássicos e livros atuais. Como exercício, passamos o vídeo
“Cornetto Cupidity – Kismet Diner” legendado. Como a história é narrada em
terceira pessoa, pedimos para que eles recontassem agora em primeira pessoa.
A partir do que está
sendo apresentado aos alunos, esperamos um resultado compensador no final do projeto.
0 comentários:
Postar um comentário