O evento
iniciou no dia 24/09, às 8h, com a recepção dos participantes e encaminhamento
para as salas onde ocorreram os minicursos, das 9h às 12h. No primeiro dia,
foram ofertados os seguintes minicursos: Princípios linguísticos para a
alfabetização; Leitura e análise verbo-visual: possibilidades de um trabalho
com textos de divulgação científica; Produção escrita escolar e não escolar;
Avaliação em larga escala: descritores de leitura; Aquisição da linguagem:
orientações para educação infantil e ensino fundamental.
No período da
tarde, das 14h às 17h30min, aconteceram as comunicações de trabalhos, assim
como os relatos de experiência. Os trabalhos foram divididos em sete salas de
aula (20 minutos cada apresentação), havendo tempo para a discussão e
questionamentos. Durante o intervalo, foi oferecido café para os participantes.
No período noturno, a partir das 18h45min, houve, inicialmente, a apresentação
do “Coro da FURB”, que foi fundado em 1992 e, desde então, vem servindo
como mostra da produção artística realizada dentro da FURB. O coro vem
trabalhando com MPB adaptada para o canto coral e com o apoio da linguagem
cênica. Dessa forma, o Grupo expande as fronteiras da realização artística,
buscando uma identidade própria dentro da linguagem coral, sob a regência de
Eusébio Kohler. Após a apresentação cultural, aconteceu a abertura oficial do
evento, estando presentes o Reitor, a Diretora do Centro de Ciências da
Educação, Artes e Letras (CCEAL), o
Coordenador do Curso de Letras, a Representante da Coordenadora Institucional
do Projeto PIBID, a presidente do CAEL – Centro Acadêmico dos Estudantes de
Letras e a Coordenadora do Núcleo de Estudos Linguísticos (NEL). A palestra:
“Práticas de letramento fora da escola: o que elas nos informam sobre os nossos
alunos?”, proferida pela professora Dra. Maria Lúcia Castanheira (UFMG) foi o
ponto alto da noite, pois promoveu debate e reflexão sobre a relação entre
práticas de leitura e escrita em contexto familiar e escolar.
No segundo
dia, no período da manhã, com início às 9h, aconteceram as comunicações de
pesquisa, assim como os relatos de experiência. Os trabalhos foram divididos em
seis salas de aula. Foram concedidos 20 minutos para cada apresentação, havendo
posteriormente tempo para discussão e questionamento. No intervalo, foi
oferecido café para os participantes. No período vespertino, das 14h às
17h30min, também aconteceram as comunicações orais e os relatos de experiência,
havendo tempo para discussão e questionamento, e durante o intervalo, foi
oferecido café para os participantes. À noite, com início às 18h45min houve a
apresentação cultural “Cada um é um” com Emiliano Daniel de Souza, mestre em
Linguística – Língua Estrangeira (UFSC). Após a apresentação, foi proferida a
palestra “Ensino de gramática: da negação às possibilidades”, pela professora
Dra. Adriana Dickel (UPF).
A palestra “A
formação do educador de línguas: relações com as práticas de escrita” proferida
pelo professor Dr. Renilson José Menagassi (UEM) encerrou as atividades na
manhã do terceiro e último dia do evento, dia 26/09, a qual suscitou ampla
discussão entre os presentes.
Os
palestrantes convidados, todos com forte envolvimento com a escola e o ensino
de língua materna, promoveram debate e reflexão em torno dos temas abordados:
práticas de letramento, ensino de gramática e a formação do educador de
línguas.
Para dar apoio aos participantes, bem como em
coerência com o funcionamento de eventos científicos, que contêm apresentações
de trabalho, foi elaborado o Caderno de Resumos do Colóquio, contendo, além da
programação detalhada, os 89 resumos aprovados para o evento. Além deste, os
artigos enviados e selecionados, totalizando 53, foram publicados em Anais
eletrônico, no site do evento. A
programação, os resumos e os artigos estão disponíveis no website do evento.
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