As acadêmicas Aline Fernanda Guse, e Larissa Patricia Theis,
bolsistas do Subprojeto Letras-Português do Pibid, escreveram um trabalho para
participarem do V ENALIC. O trabalho intitulado PRÁTICAS DE LETRAMENTO
ENVOLVENDO GÊNEROS DA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL NO ENSINO FUNDAMENTAL, refere-se
ao projeto de letramento em desenvolvimento na Escola Municipal Anita Garibaldi
tendo como objetivo: Ampliar o domínio da Língua Portuguesa por meio de gêneros
discursivos de
comunicação interpessoal e aperfeiçoando capacidades de escrita, de
adequação ao gênero e de usos de gêneros multimodais.
O V
Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e o IV Seminário Nacional do Pibid
serão realizados nos dias 08 a 12 de dezembro de 2014 na Universidade Federal
do Rio Grande do Norte (UFRN), na cidade de NATAL/RN. A ênfase do evento está
nas complexidades e paradoxos que marcam a profissionalização docente na
contemporaneidade.
Historicamente tanto o Encontro Nacional das Licenciaturas
quanto o Seminário Nacional do Pibid tem concepção multidisciplinar,
orientando-se pela reflexão sobre os rumos dados à formação inicial e
continuada de professores em diferentes áreas de conhecimento. Esta edição 2014
está ancorada no tema: Professores em espaços de formação: mediações, práxis e
saberes docentes.
O objetivo é possibilitar a exposição e o diálogo entre
trabalhos que contemplem os seguintes subtemas: a relação entre pesquisa e
ensino; a avaliação educacional do ensino e da aprendizagem; a identidade,
carreira e valorização dos professores; as novas demandas curriculares; a
educação na relação com as culturas populares; as linguagens, tecnologias e os
valores na perspectiva da formação humana emancipatória; a educação no âmbito
da diversidade; a violência e a indisciplina na escola.
Com isso, o V Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e
o IV Seminário Nacional do Pibid se firmam como uma oportunidade de debate e de
reflexão das políticas de formação. No mesmo sentido, o evento procura discutir
a escola como espaço de formação inicial e continuada de professores, abordando
as novas experiências que vêm sendo desenvolvidas nas IES, em sua articulação
com as escolas públicas, por meio do Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência (PIBID).
0 comentários:
Postar um comentário