segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Relatório Julho - Oscar Maluche

PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Subprojeto de Letras
Escola Oscar Maluche
Supervisora: Maria Luisa
Orientadora: Otília Lizete Martins Heinig
Bolsistas: Ana Goetzinger, Jéssica Reinert dos Santos, Lutiane Schramm Cugik, Odete Ignaczuk

 
Relatório de atividades realizadas pelo grupo da escola Oscar Maluche:

Durante o mês de Julho, o nosso grupo desenvolveu as seguintes atividades:

 - Planejamento:
Finalização do planejamento sobre os gêneros textuais, com pesquisa de métodos pedagógicos a serem introduzidos para melhor compreensão dos alunos sobre cada gênero a ser trabalhado por cada equipe, entre eles memórias, diário e contos.

- Reuniões:
Reunião do grupo com a supervisora Maria Luisa em Brusque, onde foi discutido o planejamento e definidas as datas que iremos trabalhar na escola e também a sequência do projeto. No projeto memórias que será trabalhado com as 7ª séries, foram definidas algumas perguntas para os alunos fazerem as entrevistas durante as férias, e a partir dai, começaremos a confeccionar um pequeno livro de Memórias. No projeto contos que será trabalhado no 7º ano, foi definido trabalhar com contos de terror.
Reunião de grupo com algumas integrantes para pesquisa e planejamento do material pedagógico a ser utilizado na próxima visita. Troca de ideias sobre o futuro do projeto do livro de memórias, como a captação de fundos para uma possível impressão deste, para que tenha pelo menos uma cópia para cada aluno, bolsista e uma para a biblioteca. 

- Formação:
Formação sobre os gêneros textuais com a Prof. Otilia. Com o texto “A circulação do discurso e a problemática dos gêneros”, ficou bem mais claro a diferença entre os gêneros e como é possível a identificação em certas ocasiões, somente com a primeira imagem do texto e como a função social determina o gênero. Também entendemos as diferenças entre gênero de texto, gênero do discurso, tipo de texto e tipologia textual. A Prof. Roseane apresentou uma proposta pedagógica bem sucedida de sua autoria, com base em contos de terror, também bastante interessante e que nos deram várias ideias para aplicação junto aos nossos alunos.

- Visitas à escola:
Pela manhã, explicamos alguns elementos da narrativa, dentre eles o personagem, tempo e espaço e então solicitamos aos alunos a produção de um texto com especial atenção a estes elementos. Foi uma aula bastante proveitosa, pois com análise destes textos, poderemos observar até que ponto os estudantes internalizaram este conteúdo. À tarde, começamos a aula com uma breve introdução dos gêneros textuais memórias e diário. Houve boa receptividade da parte dos estudantes. Em seguida, explicamos o projeto do gênero Memórias, sobre a entrevista a ser efetuada e a confecção do livro. Os alunos ficaram motivados e fizeram perguntas. Na segunda parte da aula, fizemos uma visita à biblioteca da escola para os alunos terem contato com livros de memórias. 

- Trabalho individual:
          Digitação das narrativas efetuadas pelos alunos e pesquisa sobre exercícios de pontuação para montagem da apostila por algumas bolsistas e leitura de artigos por novos membros no grupo.

0 comentários:

Postar um comentário