Projetos de Letramento

O que é um Projeto de Letramento?
Segundo Kleiman (2000, p.238), um projeto de letramento é uma "prática social em que a escrita é utilizada para atingir algum outro fim, que vai além da mera aprendizagem da escrita (a aprendizagem dos aspectos formais apenas), transformando objetivos circulares como ‘escrever para aprender a escrever’ e ‘ler para aprender a ler’ em ler e escrever para compreender e aprender aquilo que for relevante para o desenvolvimento e realização do projeto."

Por que trabalhar com projetos?
[...] o desenvolvimento de projetos na escola pode ser uma alternativa de ressignificação do fazer docente e discente desde que seja pressuposto um trabalho coletivo de planejamento e execução de atividades que têm objetivos e metas compartilhadas por profissionais com diferentes formações [...] (OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2011, p. 20).

Quais os objetivos de se desenvolverem projetos como esse?
Os projetos de letramento se desenvolvem nas escolas, visando a "construção identitária do leitor-escrevente-cidadão-eleitor-participante" (OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2011, p. 48). Para isso, diversas atividades são realizadas em sala de aula (e fora dela), buscando ensinar o aluno a usar da leitura e da escrita para outros fins além daqueles que já são utilizados em sala de aula.
Trabalhar com esse tipo de projeto significa levar em conta as potencialidades, as experiências e os fundos de conhecimento dos alunos.

Referências:

• KLEIMAN, Angela B. O processo de aculturação pela escrita: ensino de forma ou aprendizagem da função? In: KLEIMAN, Angela B.; SIGNORINI, Inês. O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: Artmed, 2000.

• OLIVEIRA, Maria do Socorro; TINOCO, Glícia Azevedo; SANTOS, Ivoneide Bezerra de Araújo. Projetos de letramento e formAÇÃO de professores de língua materna. 2. ed. Natal: Edufrn, 2014. Disponível em: <http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/1/11787>. Acesso em: 01 abr. 2015.

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