segunda-feira, 12 de maio de 2014

 
Peripécias do Pibid da escola Anita Garibaldi

O mês de abril começou agitado para o Subprojeto Letras – Português, da equipe da Escola de Educação Básica Anita Garibaldi.

As bolsistas que compõem essa equipe são: Aline Fernanda Guse, Ana Carolina de Sousa Nazaro, Andressa Regiane Gesser, Larissa Patricia Theiss e Talita Regina Funke Araujo de Souza do 3º Semestre e Andréia da Silva e Vivien Reinhold, do 1º Semestre, todas sob supervisão da professora Janayna Aparecida de Campos, juntamente com a Coordenadora de Área, professora Maristela Pereira Fritzen.
Na primeira semana de Abril, as bolsistas, divididas em duplas e trios, foram conhecer as turmas com as quais irão trabalhar na escola: assistiram a algumas aulas da professora Janayna e tiveram um primeiro contato com os alunos que farão parte do projeto.
 

Primeira “selfie”, momento de integração entre pibidianas e alunos.

 
Momento de descontração.
 
 
No dia 05 de maio ocorreu um momento de muita interação e de reflexão na Furb, onde todas as bolsistas, supervisoras e Coordenadoras se reuniram para uma Formação sobre Projetos de Letramento. Foi solicitado que todos fizessem uma prévia leitura e produzissem diários reflexivos para discutirmos sobre os textos: “Princípios e aspectos dos projetos de letramento do livro Projetos de Letramentos e formAÇÃO de professores de língua materna”  e “Projetos de Letramento: Compreensões teóricas acerca do tema”, do livro Baú de Práticas. Após toda a discussão acerca do tema, as bolsistas reuniram-se com a Supervisora Janayna para dialogarem sobre o projeto de letramento que irão desenvolver na escola. Esse foi um momento muito importante para os bolsistas, pois puderam ter um maior diálogo e compreensão sobre o que são projetos de letramento.

Formação do dia 05/04/2014.
 
Na semana seguinte, todas as pibidianas assistiram às aulas com as turmas e acompanharam a professora Janayna. Na terceira semana de Abril, iniciou-se o processo de aplicação dos questionários para um levantamento de dados. Após esse processo, as pibidianas, sob auxílio da professora Janayna e da professora Maristela, montaram uma proposta de produção inicial que solicitou que os alunos escrevessem uma carta de amor. As produções dos alunos a partir das propostas passarão por análises para que seja feito um diagnóstico das dificuldades encontradas.
 
Seguem mais algumas fotos do produtivo mês de abril.
 
Momento de interação dos alunos.


 
 
 
Descontração e empolgação!
 
 
  
 

0 comentários:

Postar um comentário