Peripécias do Pibid da escola Anita Garibaldi
O mês de abril começou agitado para o Subprojeto Letras –
Português, da equipe da Escola de Educação Básica Anita Garibaldi.
As bolsistas que compõem essa equipe são: Aline Fernanda
Guse, Ana Carolina de Sousa Nazaro, Andressa Regiane Gesser, Larissa Patricia
Theiss e Talita Regina Funke Araujo de Souza do 3º Semestre e Andréia da Silva e
Vivien Reinhold, do 1º Semestre, todas sob supervisão da professora Janayna
Aparecida de Campos, juntamente com a Coordenadora de Área, professora
Maristela Pereira Fritzen.
Na
primeira semana de Abril, as bolsistas, divididas em duplas e trios, foram
conhecer as turmas com as quais irão trabalhar na escola: assistiram a algumas
aulas da professora Janayna e tiveram um primeiro contato com os alunos que
farão parte do projeto.
Primeira “selfie”, momento de
integração entre pibidianas e alunos.
Momento de descontração.
No dia 05 de maio ocorreu um
momento de muita interação e de reflexão na Furb, onde todas as bolsistas,
supervisoras e Coordenadoras se reuniram para uma Formação sobre Projetos de
Letramento. Foi solicitado que todos fizessem uma prévia leitura e produzissem diários
reflexivos para discutirmos sobre os textos: “Princípios e aspectos dos projetos de letramento do livro Projetos de
Letramentos e formAÇÃO de professores de língua materna” e “Projetos de Letramento: Compreensões
teóricas acerca do tema”, do livro Baú
de Práticas. Após toda a discussão acerca do tema, as bolsistas reuniram-se
com a Supervisora Janayna para dialogarem sobre o projeto de letramento que
irão desenvolver na escola. Esse foi um momento muito importante para os
bolsistas, pois puderam ter um maior diálogo e compreensão sobre o que são
projetos de letramento.
Formação do dia 05/04/2014.
Na semana seguinte, todas as pibidianas assistiram às aulas com as
turmas e acompanharam a professora Janayna. Na terceira semana de Abril,
iniciou-se o processo de aplicação dos questionários para um levantamento de
dados. Após esse processo, as pibidianas, sob auxílio da professora Janayna e
da professora Maristela, montaram uma proposta de produção inicial que solicitou
que os alunos escrevessem uma carta de amor. As produções dos alunos a partir
das propostas passarão por análises para que seja feito um diagnóstico das
dificuldades encontradas.
Seguem mais algumas fotos do produtivo mês de abril.
Momento de interação dos alunos.
Descontração e empolgação!
0 comentários:
Postar um comentário