sexta-feira, 2 de outubro de 2015

J. K. Rowling e o Conflito dos Três Irmãos

No dia 25 de setembro os alunos do segundo ano do ensino médio da escola Carlos Maffezzolli começaram a estudar as partes que compõem o conto.
Para iniciar, foram trabalhados os conceitos de enredo, que é a união de todas as partes do conto, e depois os de conflito, que é essencial para manter o leitor preso ao texto. O conflito se dá por meio do diálogo, quando há discórdia no texto, mesmo que o diálogo não esteja explícito por ser escrito em terceira pessoa.
Com o intuito de levar a realidade e o contemporâneo para a sala de aula, decidimos trazer textos que fazem parte do cotidiano dos alunos. Assim, mostramos que J. K. Rowling não escreveu apenas a saga do bruxinho Harry Potter, mas também contos.
A escritora britânica ficou famosa com a saga Harry Potter, mas já publicou outros livros, um inclusive para adultos, além de começar uma nova sequência, agora de romance policial. Segundo a revista Forbes (2004), J. K. Rowling foi a primeira pessoa a ficar bilionária, em dólares, escrevendo livros e, em 2006, a mesma revista a nomeou como a segunda personalidade feminina mais rica do mundo.
O conto escolhido foi "O Conto dos Três Irmãos", pois além de ser o mais famoso, ainda poderíamos fazer uso dos recursos multimídia. O conto foi narrado, no último livro e filme da saga Harry Potter, pela personagem Hermione Granger, que é a melhor amiga do protagonista.
O Conto dos Três Irmãos conta a história de três irmãos bruxos que querem atravessar um rio. Para isso, usam magia e constroem uma ponte. No meio da ponte aparece a morte, indignada por não ter conseguido a alma dos irmãos. E esse é o conflito da estória, onde o conto passa a narrar em terceira pessoa o diálogo entre a morte e os irmãos. Nesse momento a morte dá presentes aos bruxos: uma varinha, uma pedra e uma capa que são o motivo dos futuros acontecimentos no conto.

O conto está presente no livro "Os contos de Beedle, o Bardo", escrito por J. K. Rowling e que conta com mais quatro histórias: O Mago e o Caldeirão Saltitante, A Fonte da Sorte, O Coração Peludo do Mago e Babbity, a Coelha, e seu Toco Gargalhante. O vídeo que passamos aos alunos está no final da postagem e foi retirado do último filme da saga Harry Potter: Harry Potter e as Relíquias da Morte.

J. K. Rowling
Capa do livro "Harry Potter e as Relíquias da Morte"
Capa do livro "Os Contos de Beedle, o Bardo"
Personagem Hermione Granger (Emma Watson) que narra o conto no filme
Os três irmãos fazendo uma ponte com magia para atravessar o rio
A Morte leva o terceiro irmão
Símbolo das Relíquias da Morte







0 comentários:

Postar um comentário