quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Primeira visita aos alunos da 8ª série

No dia 27 de agosto de 2012, as bolsistas Cinara e Karina fizeram a primeira visita à oitava série. Iniciaram a aula se apresentando aos alunos e explicando o que é o programa PIBID.
Em seguida, a acadêmica Cinara fez uma contextualização do gênero que seria trabalhado, falou dos principais autores, das características, e entregou aos alunos uma folha na qual estavam todos os tópicos explicados.
            Dando continuidade ao trabalho, a acadêmica Karina, escreveu o título da crônica “O Lixo” no quadro e perguntou aos alunos quais ideias este título despertava neles, sobre o que poderia ser um crônica com esse título. Surgiram várias ideias, eles foram bem participativos, disseram que poderia ser sobre: animais que vivem no lixo, poluição, reciclagem, trabalhadores do lixão, o mal cheiro do lixo etc.
            Depois de anotar as ideias dos alunos no quadro, as bolsistas pediram que os alunos lessem a crônica silenciosamente, e logo após leram-na para eles. Então perguntaram se era o que eles esperavam da crônica, qual o efeito do título, se eles acreditavam que o lixo depois de jogado fora continua sendo da pessoa ou não, e se alguém tem o direito de mexer no lixo alheio. O que gerou uma breve discussão na sala, levantando diferentes opiniões sobre.
            Após a revisão do gênero crônica. As bolsistas iniciaram a explicação de quatro classes gramaticais: substantivo, adjetivo, numeral e artigo. E entregaram aos alunos uma folha que continha as classes, explicações e exemplos.
           
Para fixar o conteúdo exposto, fizeram “ O jogo das classes” com uma caixa preta (adaptado por elas).
            Para realizar o jogo a sala foi dividida em 2 grupos (meninos X meninas). A cada rodada era escolhido um participante de cada grupo, alternadamente. O participante deveria descobrir o que havia dentro da caixa, para adivinhar era preciso o uso dos sentidos: paladar, olfato e tato.

            Se acertasse o objeto, ganharia o direito de responder à uma pergunta envolvendo o objeto e as classes gramaticais.  Cada pergunta tinha variadas pontuações de acordo com o grau de dificuldade.
            A equipe que alcançasse, ao fim do jogo, o maior número de pontos venceria.
Os alunos se divertiram muito e acertaram a maioria das perguntas que lhes foram feitas, demonstrando domínio do conteúdo explicado. 

A equipe das meninas venceu o jogo e ganhou uma caixa de bombons e uma de bis como prêmio, mas os meninas não ficaram sem nada, também receberam uma caixa de bis, em agradecimento a participação ativa na aula.

0 comentários:

Postar um comentário