quinta-feira, 22 de março de 2012

Sugestão de Trabalho com Narrativa

VERA VACA

Vera era uma vaca com um problema: não tinha leite. Já pensaram que
drama deve ser isso para uma vaca? Pois Vera, por causa da falta de leite,
tinha crises de depressão. Seu Manoel Verdureiro, um homem muito
sensível, compreendeu a situação de Vera. Não se aproximou mais dela
com o baldinho achou que deveria fazer alguma coisa para alegrá-la.
Chamou o Boi Barrica, que providenciou uma lindíssima festa de bumbameu-
boi. Na festa, Vera conheceu Zebu, um boizão cinza que era um gato.
Logo estavam dançando, beijando, e sabem como são essas coisas... logo
estavam fazendo um bezerrinho. Não preciso nem dizer que Vera sarou do
seu problema do leite: amamentou o bezerrinho Lucas até ele virar um
bezerrão e ainda sobrou muito leite para o baldinho do seu Manoel.
(FRATES, 1996)
Sugestões metodológicas

As sugestões metodológicas são direcionadas para a 8ª série, isso devido ao foco da
pesquisa do projeto que é o ensino gramatical nas aulas de língua materna, nas séries que
finalizam os ciclos do Ensino Fundamental, isto é, nas quartas e oitavas séries do ensino
fundamental de escolas públicas e uma particular de três cidades do Estado do Paraná, mas nada impede que o mestre proceda às adaptações para a série na qual atua.
Ao abordar o gênero narrativa curta, indicamos que o professor selecione diversas
narrativas, dentro do mesmo gênero, para que o aluno investigue as características
do gênero em pauta, lembrando que é primordial que o aluno conheça, pesquise as
condições de produção e de circulação do gênero.
O professor pode promover o estudo da estrutura composicional. Para tanto, deve
indagar ao aluno sobre a ilustração, o tema, como foi organizado, quais são as
inferências possíveis, no caso deste texto que só tem um parágrafo, poderá indagar
qual pode ser o motivo, solicitar que os alunos reescrevam o texto com os
parágrafos. Após, o texto pode ser comparado com um colega da classe, cabendo
ao professor a mediação, no sentido de confrontar as diversificadas respostas e
sistematizar.
As marcas lingüístico-enunciativas também são objeto de estudo: tempo verbal,
narrador, construção do personagem, seleção lexical, mórfica, sintática, pois são
responsáveis pela construção de sentidos do texto.

0 comentários:

Postar um comentário