segunda-feira, 6 de abril de 2015

Escola Leoberto Leal

"O HOMEM NÃO É NADA ALÉM DAQUILO QUE A EDUCAÇÃO FAZ DELE"
Immanuel Kant

(Link: http://www.clinicamonpetit.com.br/blog/a-magia-da-literatura-infantil-quais-livros-ler-para-seu-filho/) 

Num primeiro momento montamos um mural no pátio da escola onde ficarão expostos nossos trabalhos durante o ano. Depois, para conhecer melhor os alunos e a família deles pedimos que preenchessem um questionário pessoal.
Seguindo o projeto, apresentamos diferentes gravuras a cada aluno e pedimos que eles produzissem um texto. A partir dessas produções iniciais escolhemos dois textos para que os alunos percebessem o que podia ser melhorado a fim de que o texto estivesse dentro da estrutura do conto e fossem capazes de reescrever suas histórias. Também fizemos uma dinâmica para que os alunos percebessem os erros ortográficos e fizessem a adequação gramatical.

No dia 27/03/15, durante o período matutino, na FURB, participamos de um Seminário de Formação Inicial de Professores com a professora pesquisadora Marli Elisa Dalmazo da PUC/SP, promovido pelo V Encontro de Integração do Pibid. 
A palestra foi bem interessante, pois abordou um assunto importante na nossa vida acadêmica que é a pesquisa. Para nós acadêmicos, que estamos iniciando à docência, é imprescindível cada dia mais o conhecimento. Devemos estar sempre estudando, lendo, interagindo com as pessoas. Por intermédio da pesquisa o professor começa a ter uma atitude reflexiva e crítica sobre sua própria prática pedagógica.

Ainda no mesmo dia, durante o período noturno, aconteceu a palestra sobre Temas transversais e o cumprimento das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 na formação de professores e nas escolas de educação básica com o professor Marcos Silva.

“SER AFRO-BRASILEIRO E INDÍGENA É CONVIVER NA TOTALIDADE DO SER”

A palestra abordou o assunto das “escolas”  que ainda persistirem com um caráter excludente em relação à população negra e mostrou a importância de garantir a socialização, acolher positivamente as diferenças e tratá-las pedagógica e institucionalmente usando a cultura como suporte de aprendizado.

O PIBID é isso, sempre nos proporcionando um aprendizado constante tanto na teoria como na prática e nos preparando para a realidade da sala de aula.


CONHECENDO UM POUCO MAIS A ESCOLA LEOBERTO LEAL



Frente da escola 

Pátio

Pátio (mesa para refeições)

Pátio (mesa de jogos)

Biblioteca 




0 comentários:

Postar um comentário