quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Relatório Outubro/Theodoro Becker


No mês de Outubro, primeiramente, o foco das bolsistas foi nas finalizações das apresentações para o I Colóquio Nacional: Diálogos entre linguagem e educação e VII Encontro do NEL, que aconteceria de 3 a 5 do mesmo mês.
Durante o Colóquio, todas as seis bolsistas do PIBID realizaram apresentações individuais de seus artigos publicados. Houve também a apresentação de um relato de experiência das bolsistas da escola, apresentado pelas bolsistas Karina, Cinara, Cristiane e Mariana. Todas as bolsistas do grupo auxiliaram na organização do evento conforme podiam e participaram dos minicursos, apresentações e palestras.
No dia 8/10 as bolsistas Cinara e Karina realizaram uma visita à oitava série para trabalhar com jornalismo policial, fazendo ligação com as histórias policiais de ficção.
No dia 10/10 as bolsistas Heloisa e Mariana realizaram uma visita ao sexto ano e realizaram a introdução do gênero cartas. As bolsistas apresentaram alguns vídeos falando sobre cartas e iniciaram uma conversa com os alunos. Após a conversa, destacando características das cartas, os alunos foram divididos em grupos para realizar uma atividade onde deveriam reconhecer e destacar os principais elementos de uma carta.
No dia 16/10 as bolsistas Cristiane e Martha realizaram uma visita à sétima série para a continuação no tema teatro. Os alunos criaram seus personagens.
No dia 22/10 as bolsistas Cinara e Karina trabalharam com a construção de uma personagem. Depois de descrever as características das personagens, os alunos fizeram uma criação em massinha de modelar.
No dia 24/10 as bolsistas Heloisa e Mariana realizaram a segunda aula no gênero cartas, os alunos passaram as duas aulas elaborando uma carta que seria enviada para alunos de outra escola participante do subprojeto de Letras que também estão trabalhando o gênero cartas.
Nos dias 29 e 30 de outubro aconteceu, na Universidade Federal de Santa Catarina, o I Encontro Catarinense do PIBID. Ao todo dez universidades participaram do encontro, apresentando o andamento dos trabalhos de seus subprojetos através de comunicações orais ou pôsteres. Além da exposição dos subprojetos, também aconteceram apresentações culturais, reuniões e discussões em grupos para formular propostas de melhorias no programa que serão encaminhadas à CAPES.

0 comentários:

Postar um comentário