terça-feira, 3 de setembro de 2013

Escola de Educação Básica Professor Carlos Maffezzolli - Relatório Geral: Agosto de 2013

Universidade Regional de Blumenau – FURB
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID
Escola de Educação Básica Professor Carlos Maffezzolli
Supervisora: Roseane Huber de Souza
Bolsistas: Debora Cristofolini
                 Gabriela Kloth
                 Patricia Macedo
                 Manuelle Reichert
                 Nicole Huber de Souza
                 Tainara Coelho
                 Thais de Souza Schlichting

Relatório Geral: Agosto de 2013

            Agosto começou com a produção dos resumos submetidos à MIPE – Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão – que acontecerá nos dias 18 e 19 de Setembro, na FURB. Ainda no começo do mês, organizamos nossas ideias de atividades a serem realizadas nesse segundo semestre e preparamos a visita à escola correspondente ao mês de Agosto.
            Manuelle, Nicole e Tainara começaram com as turmas de 1° ano a sequência didática sobre a construção de um roteiro. Explicaram o contexto do roteiro, como montar um e intermediaram a escolha dos personagens, fazendo com que os alunos se mostrassem interessados e participativos.
            Gabriela e Thais, na 8ª série A, iniciaram a sequência didática baseada no conto “Um Apólogo” de Machado de Assis. O momento foi propício para sentir os pontos que mais chamam a atenção dos alunos e quais não são tão bem recebidos. Contudo, as ideias e os primeiros trabalhos foram bem aceitos pelas crianças.
            Debora e Patricia, na 8ª série B, deram sequência ao trabalho iniciado no primeiro semestre sobre personagens. Dessa vez, os alunos produziram o texto referente aos personagens construídos anteriormente com massinha, expressando toda a sua criatividade.

            Além das práticas na escola, durante o mês de Agosto estivemos renovando o nosso repertório, seja através da leitura ou releitura de livros, seja pelas participações em grupos ou palestras. Houve assunto e conhecimento para todos os gostos: Vampirismo, com a professora doutora Salma Ferraz; O texto no cinema, TV e literatura, com Adriana Falcão; PBL: Metodologias de Trabalho Baseada em Projetos, com o professor doutor Rui Lima e a professora Diana Mesquita; além do Grupo de Pesquisa do NEL e do GPLP. 

0 comentários:

Postar um comentário