sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Lygia Telles no Ensino Médio

No último encontro que as pibidianas Larissa, Danielle e Natália tiveram com a turma do 2° ano do ensino médio matutino da escola Carlos Maffezzolli, as bolsistas Larissa e Danielle desenvolveram com os estudantes a sistematização dos conceitos de clímax, desfecho, tempo e espaço, além de retomar os anteriores através da análise de um novo conto.
O conto lido com os alunos foi Venha Ver o Pôr-do-Sol de Lygia Fagundes Telles. A história da brasileira descreve o encontro de uma jovem com o ex-namorado ciumento e possessivo. O homem a convida para um passeio em um cemitério onde quer, diz ele, assistir ao pôr-do-sol com Raquel, a ex-namorada. Raquel e Ricardo se dirigem ao cemitério mesmo com a insistência da garota em ir embora. O lugar está abandonado há anos e as lápides já se encontram rachadas e feias. O que parecia ser um último encontro romântico, uma despedida, acaba sendo um momento nada agradável e com um final um tanto duvidoso e misterioso.

A escritora, que completou 92 anos em abril, ganhou o prêmio Camões em 2005 e é membro da Academia Brasileira de Letras desde 1985. Sua primeira publicação foi o livro de contos Porão e Sobrado (1938), e o livro que continha o conto trabalhado em sala foi lançado 1987 e se chamava Venha Ver o Pôr-do-Sol e Outros Contos. O conto foi republicado no ano seguinte em uma antologia com seleção de autores pela Editora Ática. Lygia Telles também escreveu romances e crônicas, além de participar de coletâneas e adaptações. Uma de suas adaptações mais famosas foi o romance de Machado de Assis, Dom Casmurro, para o cinema.

Lygia Fagundes Telles

Adaptação de Dom Casmurro

Venha ver o pôr-do-sol e outros contos


0 comentários:

Postar um comentário