segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Escola de Educação Básica Professor Carlos Maffezzolli.Bolsistas: Manuelle Reichert, Nicole H. de Souza e Tamires Noriller.Supervisora: Roseane Huber de Souza.
 

Finalização das Fotonovelas e Humor

Os alunos trouxeram suas Fotonovelas prontas para que pudéssemos vê-las e arrumá-las caso tivesse erros. Encontramos alguns erros de português e concordância, e um Fotonovela estava com a fonte muito pequena, falamos onde estavam os erros e os alunos se prontificaram a arrumar. Na outra semana os alunos trouxeram as Fotonovelas arrumadas e nos entregaram novamente. Olhamos elas de novo e encontramos mais alguns erros que foram arrumados por nós mesmas.
As Fotonovelas ficaram muito legais e bem feitas, os alunos realmente se empenharam muito para fazê-las, e o resultado foi muito bom. Eles estão de parabéns.

Ao terminarmos o primeiro semestre com as Fotonovelas, agora no segundo, já demos início às aulas sobre Humor. Nós tivemos um mini-curso com a Profª Otília, onde ela nos mostrou vários tipos de humor, como, ambiguidade, causo, piadas, tirinhas, caricaturas, etc. Ela também mostrou vídeos e várias fotos de propagandas publicitárias e de outros exemplos de humor.

A primeira aula de humor que demos aos alunos nós mostramos e explicamos a eles tudo sobre humor, dando vários exemplos também. Na segunda aula trabalhamos com a ambiguidade, mostrando piadas e frases de duplo sentido e de imagens com duplo sentidos.

Como estamos trabalhando com humor, vamos trabalhar com um ícone do humor da cidade de Guabiruba, que é conhecido como Mão de Onça (Genésio Gums), já morto, mas que ainda é conhecido por suas piadas fictícias (inventas pelas pessoas) e por piadas reais. Ele era um homem bem grande, de tamanho e de "largura", era conhecido por todos. O motivo do apelido é que ele era goleiro de um time da cidade ou de algum bairro, como ele era bem grande e tinha uma mão grande e agarrava basicamente todas as bolas, ele ficou conhecido como Mão de Onça ou só por Món (sutaque alemão).
Uma piada dele para dar um gostinho do próximo trabalho dos alunos:
Um dia Mão de Onça estava em uma igreja onde tinha torre com sinos, e sem querer ele fez barulho e o padre que estava na igreja perguntou:
- Quem está ai? 
E o Mão de Onça respondeu:
-Um Ánxo!
O padre perplexo, diz:
- Se você é realmente um anjo, então voe!
Mão de Onça com medo responde:
- No póso, eu sô um ánxo filhóta.

Postagem por: Manuelle Reichert

0 comentários:

Postar um comentário