sexta-feira, 12 de setembro de 2014


                                 O mês de Agosto na  E.E.B. Anita Garibaldi
O mês de Agosto foi um mês muito produtivo para as bolsistas da E.E.B. Anita Garibaldi, foi um mês no qual a prática foi mais presente que a teoria visto que houveram diversas produções na escola com os alunos, além da preparação para a MIPE e para o Interação FURB no qual algumas das bolsistas apresentaram o trabalho realizado no ano passado.

            Finalmente tiramos nosso projeto do papel e todas ficaram muito satisfeitas com os resultados. Iniciamos no começo do mês com o gênero Carta, foram introduzidos o conceito, a função social, a estrutura e a história do gênero.

As bolsistas Ana e Aline utilizaram o trailer de um filme no qual um soldado envia cartas para sua namorada para demonstrar uma das funções da carta, e passaram uma atividade em que alunos deveriam analisar cartas que eles haviam trazido para a aula e identificar cada parte da estrutura. Também reconheceram os tipos de cartas em um slide mostrado pela Ana.

Quando perguntei se alguns deles já haviam recebido ou enviado uma carta via Correios, nenhum levantou a mão. Realmente foi algo novo para eles. Isso me surpreendeu, pois significa que o meu papel como professora e bolsista ID foi realizado: apresentar algo novo e útil para o dia a dia dos alunos, ou seja, algo que eles irão usar.” (Ana C. Nazaro).

As bolsistas Andressa e Larissa, além de falar a respeito da estrutura, história, função e conceito da carta, focaram-se bastante na produção e no uso correto de certos elementos da escrita, passaram uma explicação do uso adequado dos “porquês” e deram dicas de como se escreve uma carta. Os alunos ficaram tão interessados que o sinal tocou e eles continuaram produzindo.

“Mostrei-lhes os detalhes de como fazer um envelope e como funciona o envio de carta com pagamento e recebimento de selo. No último slide apresentei dicas importantes para a elaboração de uma boa carta e, por fim, passei um vídeo sobre a história e funcionamento do correio.” (Larissa P. Theiss)

            Na semana seguinte, ainda foram feitas algumas finalizações a respeito da carta e seguimos para o tema Bilhete. Apresentamos tudo o que havíamos planejado, e começamos a produção dos bilhetes para a árvore.

A equipe das bolsistas Andreia e Vivien, além da produção dos bilhetes para a árvore, também aplicou uma atividade chamada “Bilhete para o futuro” onde os alunos escreveram bilhetes para eles mesmos dizendo o que esperavam do PIBID para serem revelados no final do ano, o resultado foi bastante satisfatório, pode-se notar que eles estão apreciando as aulas e que eles consideram uma aula diferente onde eles aprendem muitas coisas de formas mais divertidas.

“Fiquei muito feliz ao ler que eles realmente estão gostando do nosso projeto, pois penso que é a forma mais eficaz de fazê-los aprender os gêneros de comunicação interpessoal que estamos apresentando para eles, estão sendo aulas divertidas e produtivas para eles e para nós também” (Vivien Reinhold)

As duas aulas seguintes foram dedicadas para a árvore e seus bilhetes, os alunos produziram folhas e colaram nelas os seus bilhetes destinados a um colega de classe, além disso, também fizeram várias outras coisas para adornar a árvore como borboletas, pássaros, outras folhas e grama. Eles ficaram muito empolgados e alguns não ficaram satisfeitos enquanto a árvore não estava perfeita e levaram para casa para arrumar alguns detalhes.

O resultado final ficou incrível e maravilhoso, nem eu mesma acreditei quando eu vi a linda e majestosa árvore dos aliados.” (Andressa R. Gesser).

            As bolsistas Andreia e Vivien estiveram presentes nas apresentações culturais dos alunos, houve apresentação da banda e grupo folclórico, foram apresentações muito bonitas que envolviam várias culturas do nosso país e também um ótimo momento para as bolsistas se familiarizarem com a escola e com os eventos que acontecem lá.

Durante o mês de Agosto também houve uma visita da CAPES à FURB, as bolsistas Aline e Andressa juntamente com outros bolsistas, supervisores e coordenadores de outros subprojetos reuniram-se no LIFE (Laboratório Interdisciplinar de Formação de Professores) e tiveram a oportunidade de conhecer melhor as tecnologias disponibilizadas pelo laboratório.

“Inicialmente os bolsistas presentes assistiram uma breve apresentação sobre o que é o LIFE e depois participaram de uma dinâmica com a Juliana em que precisavam fazer uma montagem com fotos em tablets e depois enviar via conexão para a lousa interativa para posteriormente montarmos uma “rede”, conectando uma foto a outra significando o laboratório que tem a possibilidade se integrar diversos equipamentos tecnológicos.” (Aline F. Guse).

Agosto foi um mês deveras produtivo para as bolsistas e também para os alunos. É muito satisfatório para todas que estejamos conseguindo atingir um de nossos objetivos que é aprimorar as habilidades de comunicação interpessoal dos alunos, trabalhando a partir de coisas que a maioria já conhecia, mas talvez não de maneira tão profunda anteriormente.






0 comentários:

Postar um comentário