segunda-feira, 11 de maio de 2015

A onda azul na escola Lothar Krieck

         Após o início da aplicação do projeto de letramento na escola, as turmas do 6º, 8º e 9º anos começaram a ver as bolsistas com mais frequência na Lothar. O 8º ano iniciou o mês de abril fazendo um perfil dos alunos. Confira os relatos das(o) bolsistas(o) sobre: “Achei a proposta interessante, pois foi uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a personalidade deles.” 

Nós levamos, papeis coloridos, canetas, canetinhas, tesouras, colas e diversos materiais desse tipo para os alunos confeccionarem. Primeiramente, distribuímos os livros do 6º ano, pois a proposta do perfil estava bem explicada ali”.
            Após essa atividade o grupo iniciou uma sequência didática sobre ortografia visando a sanar as dúvidas dos alunos e ajudá-los em suas dificuldades. “A aula foi elaborada baseada nas produções de diagnósticos dos alunos. Nelas foram identificadas as principais dificuldades dos alunos quanto a ortografia“, “[...] vimos que os alunos tem muitas dificuldades em relação ao ão e am, mas e mais, alguns erros ortográficos e de acentuação [...]”.
            Um trabalho que leva tanto tempo para ser pesquisado, preparado e separado gera muita dedicação e carinho da equipe: “Ser professor é sempre estar no estudo, é separar tempo para pesquisas, para planejamento das aulas que exigem tempo. É acima de tudo gostar de estudar e procurar estar sempre atualizado. É lindo demais!”.
 Já a turma do 6º ano ficou imersa em literatura. Os pequenos tiveram contato com os textos ‘Aí que saudade que dá...’, um reconto dos três porquinhos e outras histórias contadas pelos alunos: “Anny contou um pouco sobre um dinossauro, outros três alunos nos encantaram com histórias da tia Anastásia”. Todo esse contato literário também gerou atividades! Primeiramente eles confeccionaram um cata vento, que segundo a bolsista “os alunos utilizariam a linguagem para expressar as coisas que eles têm saudades, a fim de quando prontos eles pudessem mandar essa saudade embora e circular com bons pensamentos”.
O trabalho foi exposto na escola para que toda a comunidade, tanto os pais quanto os alunos, pudessem apreciar.
Professora Ides e bolsistas Larissa e Andressa

            Na turma do 9º ano a bolsista continuou o trabalho com os contos de terror. Após uma mostra visual do tema ‘Drácula’ os alunos tiveram contato com a história original do autor Bram Stoker “As duas aulas passaram voando, de tão boas que foram!”. Foi apresentado uma breve biografia do autor para então um resumo da história. Os alunos deveriam construir uma sistematização da história em conjunto com a bolsista e a Professora Ides.
            Finalizado o tema ‘vampiro’, foi iniciado a sequência didática sobre zumbis. A bolsista levou curiosidades sobre o tema, como surgiu, onde etc. Bem como alguns trailers de filmes e séries que contemplavam esse tema. A turma também teve contato com Histórias em Quadrinhos com essa temática. Em duplas, eles leram o primeiro volume da série ‘The Walking Dead’.

 Depois da leitura, fizemos uma sistematização da história. Como já era uma prática que havíamos feito em uma aula anterior, eles já sabiam mais ou menos como fazer. Tiveram alunos que até fizeram desenhos no caderno. TODOS participaram. Foi incrível”

Com certeza o PIBID veio como uma onda na escola municipal Lothar Krieck, mudando um pouco da rotina e dos hábitos dos alunos. Todas(o) bolsistas(o) esperam que essa onda se espalhe ainda e mais e continue fazendo a diferença no ambiente escolar como tem sido desde o início.

Aline F. Guse
Ana Carolina S. Nazaro
Andressa R. Gessner
Larissa P. Theiss
Laura Cunha
Rafael M. Miranda


0 comentários:

Postar um comentário