sábado, 30 de maio de 2015

Três senhoras, caduquices e muito amor!

                No dia 22 de maio as bolsistas da escola Carlos Maffezzolli tiveram o prazer de prestigiar a peça “Sem horas” durante o I Ciclo de Artes Cênicas da Guabiruba. A apresentação aconteceu no palco da escola e teve duração de 45 minutos.
                Sobre a história: Três senhoras, uma vestida de verde, outra de rosa e uma de azul moram no mesmo bairro, e durante a peça cada uma conta um pouco sobre a vida e as características das vizinhas.
                No início da peça a senhora de verde conta sobre a vida da senhora de azul. Ela conta, irritada, sobre a terrível mania da vizinha de “trocar o nome das coisas”, pois aquela senhora havia passado a chamar a cama de mesa, o despertador de florzinha e assim por diante.
                Logo depois é a vez da senhora de rosa de contar sobre a vida da senhora de verde. A senhora de verde havia sido professora e adorava aprender tudo sobre tudo, inclusive chinês, até que um dia, do nada, não quis aprender mais nada e decidiu se trancar em casa. Isso irritava muito a senhora de rosa.
                Por último, a senhora de azul conta sobre o sonho de adolescente da senhora de rosa de ser aviadora. Infelizmente esse sonho nunca se concretizou, mas a senhora de rosa sai em uma aventura durante a peça. Ela sabia que a terra é redonda, mas precisava provar aquilo para si mesma, então durante sete ou oito anos ela decide dar a volta ao mundo, andando sempre reto, até que um dia ela retorna para sua casa.
                No final da peça as senhoras se encontram e trocam objetos entre si. Elas se abraçam e vão uma para a casa da outra durante um certo tempo, até que se juntam e finalizam a peça dançando uma versão muito boa de Smells Like Teen Spirit.
                Mas afinal, o que entendemos sobre a peça? Bom, como cada um é cada um, provavelmente muitas pessoas entenderam o mesmo, assim como muito pessoas entenderam coisas diferentes sobre a peça. É difícil explicar uma peça de teatro, muito mais fácil é senti-la e apreciá-la. Mas vamos lá, em algumas palavras tentaremos explicar o que achamos que entendemos:
                Todas nós, 6 bolsistas somos jovens, mas cada uma de nós têm pais, avós, tios e vizinhos mais velhos, que fazem coisas parecidas com algumas das que foram representadas na peça. Todas também conhecemos a realidade de algumas pessoas idosas, que por vezes são abandonadas pelos filhos, como também teve na peça. Então pensamos que o objetivo dos atores (duas das senhoras foram interpretadas por homens) foi retratar durante a peça que mesmo estando com a aparência física envelhecida, podemos sim ser jovens para sempre. Como o caso da senhora de rosa, que aos oitenta anos decidiu dar a volta ao mundo. Porém, algumas pessoas idosas também passam grande parte do tempo sozinhas, o que foi representado com a senhora de azul, que acabou passando grande parte da peça conversando com suas flores. Ou então que muitas vezes passamos a vida inteira ensinando e aprendendo que no final das contas ficamos caducos e decidimos chutar o balde, como fez a senhora de verde.
             Contudo, quando paramos pra pensar, sempre temos alguém que nos ama, nos entende e até compartilha alguma de nossas loucuras. Então, no final das contas, sempre teremos alguém para ser nosso amigo e compartilhar as doidices da vida.

               


Atores durante a apresentação da peça


Atores agradecendo

0 comentários:

Postar um comentário