terça-feira, 14 de abril de 2015

Atividades do Pibid na escola Profº Lothar Krieck

O mês de março foi bem agradável na escola Professor Lothar Krieck, os bolsistas iniciaram as atividades com as turmas escolhidas para aplicação do projeto. Inicialmente foi aplicado um questionário a fim de se conhecer os alunos bem como a comunidade escolar. O questionário possui perguntas a respeito do hábito de leitura, acesso à internet e ferramentas da tecnologia, todas questões com objetivo de conhecer os alunos e seus hábitos.
Após essa etapa, os bolsistas fizeram uma análise dos dados e partiram para etapa da aplicação da proposta de produção inicial que tem objetivo fazer um diagnóstico da escrita dos alunos para então o desenvolvimento de atividades com a finalidade de ampliar a competência linguística dos alunos por meio de um projeto de letramento. Os alunos produziram textos narrativos maravilhosos, provando a criatividade deles
No fim no mês de março as bolsistas juntamente com a professora supervisora e a Coordenação, participaram do V Encontro de Integração do PIBID, realizado na FURB. Evento que disponibilizou momentos ricos de reflexão e aprendizado para todos os envolvidos. Abaixo segue alguns depoimentos:
“O professor deve acolher positivamente as diferenças sempre repensar sua prática pedagógica, fazer com que os alunos expressem em suas produções o Brasil que somos sócia e culturalmente.” (Andressa)
“Com certeza essa palestra serviu para fazermos uma reflexão como professora. Como nos vimos? Como praticamos a licenciatura? Como vimos os nossos alunos? Antes de qualquer teoria, estamos trabalhando com pessoas... Acho que isso tem que ser a ideia principal de qualquer professor.” (Ana Nazaro)
“A grande diferença entre esses dois tipos de professores é que o professor pesquisador tem a oportunidade de buscar fontes, referências antecipadamente da prática, porém o professor reflexivo tem que agir na hora, deve ter decisões rápidas.” (Larissa)
“Eu amo demais esses momentos de reflexão, principalmente quando podemos aprender com os diálogos e com as reflexões dos pares. Ver o mesmo ponto por várias vertentes e com outros olhares no enriquece. (Aline)

Abaixo algumas fotos:

Alunos produzindo a proposta de produção inicial

Proposta de produção inicial

Meninas da escola Profº Lothar Krieck no V Encontro de Integração do PIBID FURB.

0 comentários:

Postar um comentário