sexta-feira, 24 de maio de 2013

22.05 – Visita THEBE – 8ª série

Bolsistas: Cristiane e Martha

Iniciamos a aula entregando prêmios para os alunos que entregaram a tarefa na data estipulada na última aula.
Lemos crônicas e contos com a turma para conversarmos sobre o discurso direto e indireto.
O Homem Nu – Fernando Sabino, Pontos de Vista – João Anzanello Carrascoza, Se eu fosse esqueleto – Ricardo Azevedo.
Também começamos a trabalhar a questão da argumentação, levamos o tema maioridade penal com dois textos para refletirem sobre e tentarem produzir um parágrafo argumentando a favor ou contra, ficou como tarefa.
Artigos: "Brasileiro bonzinho?” (Veja, 2318, 24 de abril de 2013) e "Maioridade penal aos seis. Afinal, nessa idade eles já se vestem sozinhos", disponível no Blog do Sakamoto. 



segunda-feira, 20 de maio de 2013

III Jornada de Linguagem da UDESC

       Os pibidianos dos subprojetos Letras e Letras-Português participaram, no período de 15 a 17 de maio, da III Jornada de Linguagem da Universidade do Estado de Santa Catarina. O evento contou com palestras de  Magda Soares, Leonor Scliar Cabral e João Wanderley Geraldi, além de minicursos destinados aos professores.


 

       No dia 15, a abertura do evento contou com a palestra "Da palavra oral à palavra escrita", ministrada por Magda Soares. Concepções de letramento e alfabetização foram trabalhadas, além de noções de aprendizagem da língua escrita.
      No dia 16, como os minicursos eram destinados somente aos professores, os acadêmicos bolsistas do PIBID tiveram a maravilhosa oportunidade de também participar de uma manhã de minicurso exclusivo com a Professora Emérita Leonor Scliar Cabral, entitulado "Aprender a Ler: Sistema Scliar de Alfabetização".

       Durante a tarde, ocorreu a visita até a Barca dos Livros, uma biblioteca com vários projetos de incentivo à leitura e um espaço e acervo grande de livros. A biblioteca foi apresentada, os projetos foram explicados e, para encerrar a visita, uma história foi contada.


        No dia 17, no período matutino, a Professora Emérita Leonor Scliar Cabral ministrou uma palestra, também relacionada ao minicurso do dia 16 e de mesmo título. Descobertas da neurociência, noções de variedade e registro e outros fatores relevantes para uma melhor compreensão de alfabetização foram expostos pela ministrante.
       Após a palestra, seguindo o cronograma, houve uma formação online para professores, ministrada pela Profª Drª. Ângela Pinheiro, que abordou tópicos de dislexia e o papel do professor ao deparar-se com o caso.
     Durante a tarde, das 17h às 18h, a exposição de pôsteres foi aberta. Todos os trabalhos dos subprojetos de Letras foram aprovados pelo evento e organizados, apresentados e confeccionados pelos próprios bolsistas. Após a apresentação, os expositores receberam um certificado de participação.



      No período noturno, aconteceu um momento cultural seguido pela palestra do Prof. Dr. João Wanderley Geraldi, que abordou a diferença entra a língua escrita e a escrita, fez uma referência à inclusão digital, afirmando que o século XXI inaugura uma nova era: a Era da Liberdade de Expressão, mencionou a influência da tecnologia na escrita e outros tópicos relacionados à escrita, leitura e globalização.

       Foi uma experiência inesquecível, sem dúvida, que marcou a vida acadêmica de todos os participantes. Esperamos pela próxima!




Curso de Formação de Brinquedista e organização de brinquedotecas

No final de semana passado, eu e a bolsista Carol, participamos do curso de formação de brinquedista e organização de brinquedotecas. Os principais objetivos: propiciar embasamentos teóricos e práticos visando à implantação e operacionalização de brinquedotecas em ambientes educacionais, tanto da Educação Básica quanto de Universidades; promover formação específica para brinquedistas. A profª Ms. Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira iniciou a formação falando da importância do “brincar” e da origem da brinquedoteca. A orientação para a criação de uma brinquedoteca segue como referência uma carta de qualidade das ludotecas francesas. A classificação para identificação dos brinquedos, jogos segue o ESAR (Garon, 2000). Também vimos modelos de brinquedotecas com sucata ecológica, a lei que obriga esses espaços em hospitais, a segurança no brincar. Além da parte teórica brincamos em alguns momentos e conhecemos a brinquedoteca organizada na FURB pelo curso de Pedagogia.

Minha reflexão sobre a formação: eu não sabia que brincar é tão sério! Eu não conhecia e também não tinha ideia de como montar um espaço assim, sabemos da importância do lúdico, essa formação serviu para pensar na ação, na prática e não somente na teoria.
Visitem e brinquem na brinquedoteca da FURB!!!

Cristiane Seuck Anziliero – bolsista THEBE

segunda-feira, 13 de maio de 2013

O Mundo dos Contos de Fada dos Irmãos Grimm

A Escola Barão e o Projeto PASCH/Instituto Goethe, em parceria com a Fundação Cultural de Blumenau, trazem a exposição "Märchenwelt - O Mundo dos Contos de Fada dos Irmãos Grimm".

A exposição vem da Alemanha, em comemoração aos 200 anos do lançamento do primeiro livro de contos dos Irmãos Grimm, publicado em 1812 com o título "Kinder-und Hausmärchen" (Contos de Fadas para Crianças e Adultos).

Quando: 16 de maio a 14 de junho
Onde: Mausoléu Dr. Blumenau
Horário: 9h30 às 16h

Link no facebook.