segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS



Nos dias 07 e 08 de outubro aconteceu o V Seminário do PIBID FURB. No dia 08 eu participei de uma oficina sobre Experimentos Científicos. A oficina foi muuuito legal. Eu tive a oportunidade de conhecer pessoas novas e aprender novos conteúdos. Em duplas/trios nós realizamos diversos experimentos, misturamos água do mar, dos rios, além de diversos elementos químicos. Esse aqui foi o resultado de um dos experimentos:

Logo depois o professor ministrante da oficina nos reuniu em um grupo só para podermos realizar a última experiência: O Mistério de Gibraltar.
Deixando claro que não sou estudante de química, vou explicar mais ou menos como a experiência funcionou.
O mistério: Quando os primeiros exploradores e mercadores fenícios navegaram através do Estreito de Gibraltar, aproximadamente em 800 AC, eles noticiaram uma forte corrente marítima, de aproximadamente 2 metros por segundo, em certas áreas do estreito, fluindo do oceano Atlântico para o mar Mediterrâneo.
Segundo o professor, esse seria o problema: geralmente a água flui do oceano para o mar, e não ao contrário como explicado acima. Por isso ele fez um experimento para explicar o que realmente acontece. Ele utilizou um pote dividido ao meio para representar o mar e o oceano. Colocando bastante sal em um deles, para dar a densidade necessária, além de um corante verde na parte que representaria o mar pra não confundirmos ele com o oceano.  Ao final, o experimento ficou assim:


Resolvendo o mistério: A resposta para esse experimento é que a água irá fluir do lado mais denso para o menos denso. Como a água do Mar Mediterrâneo (vermelho) é mais densa que a do Oceano Atlântico (azul), a água flui do primeiro para o segundo.

0 comentários:

Postar um comentário