segunda-feira, 20 de maio de 2013

III Jornada de Linguagem da UDESC

       Os pibidianos dos subprojetos Letras e Letras-Português participaram, no período de 15 a 17 de maio, da III Jornada de Linguagem da Universidade do Estado de Santa Catarina. O evento contou com palestras de  Magda Soares, Leonor Scliar Cabral e João Wanderley Geraldi, além de minicursos destinados aos professores.


 

       No dia 15, a abertura do evento contou com a palestra "Da palavra oral à palavra escrita", ministrada por Magda Soares. Concepções de letramento e alfabetização foram trabalhadas, além de noções de aprendizagem da língua escrita.
      No dia 16, como os minicursos eram destinados somente aos professores, os acadêmicos bolsistas do PIBID tiveram a maravilhosa oportunidade de também participar de uma manhã de minicurso exclusivo com a Professora Emérita Leonor Scliar Cabral, entitulado "Aprender a Ler: Sistema Scliar de Alfabetização".

       Durante a tarde, ocorreu a visita até a Barca dos Livros, uma biblioteca com vários projetos de incentivo à leitura e um espaço e acervo grande de livros. A biblioteca foi apresentada, os projetos foram explicados e, para encerrar a visita, uma história foi contada.


        No dia 17, no período matutino, a Professora Emérita Leonor Scliar Cabral ministrou uma palestra, também relacionada ao minicurso do dia 16 e de mesmo título. Descobertas da neurociência, noções de variedade e registro e outros fatores relevantes para uma melhor compreensão de alfabetização foram expostos pela ministrante.
       Após a palestra, seguindo o cronograma, houve uma formação online para professores, ministrada pela Profª Drª. Ângela Pinheiro, que abordou tópicos de dislexia e o papel do professor ao deparar-se com o caso.
     Durante a tarde, das 17h às 18h, a exposição de pôsteres foi aberta. Todos os trabalhos dos subprojetos de Letras foram aprovados pelo evento e organizados, apresentados e confeccionados pelos próprios bolsistas. Após a apresentação, os expositores receberam um certificado de participação.



      No período noturno, aconteceu um momento cultural seguido pela palestra do Prof. Dr. João Wanderley Geraldi, que abordou a diferença entra a língua escrita e a escrita, fez uma referência à inclusão digital, afirmando que o século XXI inaugura uma nova era: a Era da Liberdade de Expressão, mencionou a influência da tecnologia na escrita e outros tópicos relacionados à escrita, leitura e globalização.

       Foi uma experiência inesquecível, sem dúvida, que marcou a vida acadêmica de todos os participantes. Esperamos pela próxima!




Um comentário:

  1. Como são importantes os momentos de formação em eventos. Forma o pesquisador, renova o olhar e amplia a base epistemológica. Foi uma alegria estar com este grupo e partilhar todas as apendizagens.

    ResponderExcluir