segunda-feira, 10 de outubro de 2016

MOSTRA INTEGRADA DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FURB



No fim de setembro, as três escolas parceiras do PIBID Letras-Português da FURB tiveram seus projetos de letramentos socializados pelas bolsistas ID, com o apoio das supervisoras.

Em breve, o trabalhos estarão disponíveis para leitura no link:
http://www.furb.br/web/3133/mipe-mostra-integrada-de-ensino-pesquisa-e-extensao/apresentacao

Os trabalhos socializados foram:
Título do Trabalho: O RESGATE DOS SABERES CULTURAIS DAS LENDAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM PROJETO DE LETRAMENTO DO PIBID LETRAS – PORTUGUÊS.  
Autores(as): Larissa Patricia Theiss, Andressa Regiane Gesser, Silvane Oliveira, Luana Ewald. 


Título do Trabalho: CULTURA E IDENTIDADE NAS LENDAS DO FOLCLORE BRASILEIRO: UM PROJETO DE LETRAMENTO DO PIBID LETRAS – PORTUGUÊS. Autores(as): Suelen Ramos, Henrique Mengisztki, Silvane Oliveira Suelen Ramos, Henrique Mengisztki, Silvane Oliveira, Luana Ewald. Modalidade de apresentação: comunicação oral. Título do Trabalho: DO 

Título do trabalho: DO DRAGÃO AO PELZNICKEL:
LETRAMENTO ATRAVÉS DE LENDAS LOCAIS. Autores(as): Danielle C. Boos,  Natália C. Morgan Pereira, Otilia Lizete de O. Martins Heinig, Roseane Huber de Souza. Modalidade de apresentação: comunicação oral.

Título do Trabalho: O TRABALHO COM ÉTICA E OS VALORES NA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIAS DO PIBID LETRAS-PORTUGUÊS. Autores(as): Andrea Sezario, Andreia da Silva, Bruna da Silva, Carmem Lucia da Silva Vargas, Nathalia Góes Inacio, Patrícia Cristine Bretzke, Thais Cruz de Jesus, Carol Cristine dos Santos e Luana Ewald. Modalidade de apresentação: comunicação oral.

REVISTA PIBID




O PIBID Letras-Português da FURB é capa da Revista PIBID FURB neste mês. O texto contempla as práticas de ensino de língua portuguesa na escola, envolvendo o contato plurilinguístico e diversidade cultural. Acesse o link para conhecer o trabalho na íntegra:
http://www.youblisher.com/p/1375578-REVISTA-ELETRONICA-PAINEL-PIBID-ANO-II-No-5-ABRIL-2016/

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

           Voltamos do recesso escolar na E.B.M. Machado de Assis, ainda com os três grupos de bolsistas no ensino fundamental 2. Abordaremos neste semestre com os alunos os gêneros literários relacionados aos das áreas de artes cênicas/teatro e jornalismo/publicidade e propaganda. Atividades a partir das multimídias com vídeos e slides e também dinâmicas no pátio da escola foram utilizadas. Durante o mês de agosto aconteceu mais uma formação com os bolsistas onde realizou-se a socialização dos banners para o 10º MIPE. 
Em breve, compartilharemos nosso projetos! Fique atent@, pois você pode aproveitar nossas ações para aplicar em suas aulas!!

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Moral e ética em foco: iniciando o projeto na E.B.M. Leoberto Leal

Ao longo do mês de Abril, começamos a trabalhar nosso projeto com os alunos da EBM Leoberto Leal. Num primeiro momento aplicamos o questionário socioeconômico para maior contextualização da turma. Depois fizemos uma análise dos dados e repassamos algumas questões que julgamos importantes para os alunos, como as respostas dadas em relação ao que sabiam ou não sabiam sobre Ética e Moral, que será o tema principal do projeto.

Ao observarmos que poucos alunos estão familiarizados com o assunto, realizamos atividades de pesquisa e leitura em textos,dicionários e outros materiais, para que os alunos pudessem estabelecer um contato e começar a construir seus conhecimentos a respeito do tema.

A intenção do projeto é ajudar os alunos a construírem uma consciência crítica sobre como eles agem perante a sociedade, mostrando a importância de uma boa convivência, seja na escola ou fora dela, do respeito uns pelos outros e assim por diante. No mês de maio as atividades continuam.