segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Relatório Setembro/Carlos Mafezzolli

PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Escola: EEB Carlos Maffezzolli
Supervisora: Roseane Huber de Souza
Orientadora: Otilia Lizete Martins Heinig
Bolsistas: Debora, Gabriela, Patrícia, Stéphanie, Tainara e Thais.


Relatório Geral EEB Carlos Maffezzolli – Setembro

            No mês de setembro, o grupo trabalhou algumas coisas diferentes. O mês abarcou preparação para o I Colóquio Nacional: Diálogo entre Linguagem e Educação e VII Encontro do NEL, do qual participaremos com um relato de experiência geral do grupo (que será apresentado por nossa supervisora, professora Rose) e também com a apresentação oral dos artigos de cada integrante do grupo.
            Em setembro, também participamos de algumas atividades gerais do PIBID dentro da Instituição, como a formação acerca da “Representação Mental de Textos e Discursos” e o 2º Encontro de Integração PIBID Furb.
            Como não poderia deixar de acontecer, organizamos nossas atividades que foram trabalhadas com as turmas na escola. As bolsistas Débora e Patrícia mostram, de forma geral, seu trabalho em sala de aula nesse mês: “Na escola, estamos trabalhando músicas narrativas, visando à escritura de um texto narrativo em forma de paródia. Os alunos se interessaram bastante em trabalhar com músicas e estão contribuindo muito na construção dos textos narrativos para as paródias. Após os alunos terem finalizado suas produções trabalharemos em cima da correção ortográfica e mais uma vez em cima das características dos textos narrativos. Em seguida, escolheremos uma paródia e ensaiaremos com a turma para uma apresentação no fim do ano”.
            As bolsistas Thais e Gabriela também trabalham com as músicas narrativas em sala de aula, “Estamos trabalhando as características do texto narrativo e, nesse mês, trabalhamos com a contextualização da música ‘Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones’ que será encenada no final do semestre e que resultará em um DVD para que os estudantes possam ter sua produção. O trabalho desse mês foi aplicado pela professora Rose, mas em outubro voltaremos para a sala e retomaremos as atividades. Os alunos parecem mais animados e isso nos motiva a descobrir novas técnicas de trabalho”.
            As bolsistas Stephanie e Tainara segue a linha do grupo e trabalham os conectivos a partir de músicas narrativas, a fim de que os elementos de coesão textual sejam compreendidos pelos alunos.
            O mês de setembro também foi dedicado à preparação do texto que será publicado no livro do PIBID. O grupo se integrou bastante para que o resultado final fosse o melhor possível e aprendemos, mais uma vez, que o trabalho em grupo é a melhor forma de aprender.
            Para que não se perca o costume, alguns integrantes do grupo participaram do Grupo de Pesquisa do NEL, que é sempre uma ótima ferramenta acadêmica.

            Eu, Thais Schlichting, desejo a todos os integrantes do grupo e aos demais pibidianos que participarão do Colóquio, uma ótima apresentação! Parabéns por ter chegado até aqui. Isso é, com certeza, apenas o começo!

0 comentários:

Postar um comentário