sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Desvendando os Mistérios do ENEM

         Após a finalização do trabalho com o personagem folclórico Mão de Onça, as bolsistas Tamires, Nicole e Manuelle se juntaram com a professora/supervisora Roseane para decidir o tema que seria estudado durante o próximo semestre de 2015.
            Como a turma das bolsistas é o Terceirão, ou seja, a 3ª série do Ensino Médio, o tema que pareceu ser mais adequado para ser estudado foi o ENEM e consequentemente os demais vestibulares existentes em nosso país. Mas como trabalhar um assunto tão “pesado” quanto o ENEM de uma maneira que os alunos se interessem pelas aulas? Pois então, esse é o desafio que as bolsistas terão de encarar.

            Algumas ideias foram surgindo, e para iniciar o projeto de uma maneira não tão maçante, as bolsistas decidiram levar para a sala de aula um jogo chamado “O Jogo da Inteligência”. O jogo trabalha de uma maneira divertida alguns conhecimentos da Língua Portuguesa, como: verbos, adjetivos, pronomes, artigos definidos e indefinidos etc. O jogo deveria ser disputado individualmente, porém, como a turma é grande, as bolsistas decidiram realizar o jogo em duplas/trios.

A Experiência: como funcionou o jogo

            Uma das bolsistas fez as perguntas, lendo as alternativas três vezes para que os alunos pudessem compreender bem o que lhes era perguntado; eles discutiram em seus grupos e escolheram uma alternativa correta; outra bolsista passou de carteira em carteira observando a alternativa que cada grupo escolheu; a bolsista que leu as perguntas também deu a alternativa correta aos estudantes, e dependendo da resposta de cada grupo eles marcavam os pontos (ou não). Ao final do jogo, nenhum grupo acertou todas as respostas, que eram 20, mas um dos grupos acertou 19, então eles foram considerados os vencedores da atividade. Apesar de nenhuma equipe ter acertado todas as questões, a turma, de uma maneira geral, foi muito bem durante a atividade.

            Opinião das bolsistas: foi uma atividade diferente e que prendeu a atenção dos alunos a aula inteira. Dúvidas também foram tiradas durante as perguntas e respostas do jogo e percebemos que a turma realmente se interessou pelo assunto, por isso indicamos esse jogo para quem deseja transformar uma aula que seria considerada como “chata” em uma atividade na qual os alunos aprendem de uma maneira divertida. (Tamires e Nicole)

Os alunos durante a aula:




Cartela do jogo:


0 comentários:

Postar um comentário