segunda-feira, 4 de março de 2013

Relatório Janeiro/Carlos Maffezzolli

Escola de Educação Básica Professor Carlos Maffezzolli.
Supervisora: Roseane Huber de Souza.
Bolsistas: Debora Cristofolini, Gabriela Kloth, Patricia Macedo, Stéphanie Spengler, Tainara Coelho e Thais de Souza Schlichting.

A suprema arte do professor é despertar a alegria do conhecimento, dar liberdade para que cada estudante desenvolva sua forma de pensar e entender o mundo, assim criamos pensadores, cientistas e artistas que expressarão em seus trabalhos aquilo que aprenderam com seus mestres.
Albert Einstein

            Dedicamos o mês de janeiro às narrativas, à tabela e ao artigo.
            De posse das narrativas coletadas e digitadas em dezembro de 2012, nos ancoramos nas primeiras tabelas (2011) e produzimos novas, abarcando os mesmos tópicos: título; fórmula inicial; descrição do personagem; introdução de cenário; anafóricos (retomadas); conectores e articuladores; relações de causa e efeito; clímax; fórmula de encerramento; discurso direto; intertexto e número de episódios. Comparando essas tabelas, pudemos traçar uma linha de transformações ocorridas nesse ano de trabalho: percebemos os pontos acertados e os itens que podem ser retrabalhados e reapresentados aos alunos.
            Os artigos também foram encaminhados: escolha do tema, levantamento de bibliografia, início da escrita... Este é um trabalho que ocupará também o mês de fevereiro, a fim de que possamos aprimorar nossos textos e finalizá-los.
            Embora nem todas as bolsistas estivessem presentes por motivos de força maior, houve um encontro com a supervisora, onde foi possível definir nossas próximas ações: uma oficina na escola, ao final do semestre, para apresentarmos à comunidade docente o nosso trabalho, objetivos e resultados; integração com outros subprojetos, começando pelo PIBID/FURB Matemática; e nossas ações/planejamento de trabalho com as turmas em 2013.
            Não nos encontramos todas pessoalmente, mas nos mantivemos em contato via e-mail trocando experiências e compartilhando resultados. Aproveitamos também as “férias” para nos atualizarmos: leitura de artigos, literaturas e revistas educacionais fizeram parte da nossa rotina em janeiro.

Em fevereiro:
ü  Prosseguiremos na comparação entre os textos de Outubro/2011 e Dezembro/2012;
ü  Escreveremos nossos artigos, relatando o trabalho que realizamos;
ü  Pensaremos em atividades e conteúdos para abordarmos no primeiro semestre de 2013;
ü  Buscaremos ideias para a integração com o PIBID Matemática;
ü  Formularemos hipóteses para a formação na escola em Junho/2013.

0 comentários:

Postar um comentário