Roseane com Otilia e as acadêmicas Martha e Thaís |
Ações concretizadas no
subprojeto:
·
Participamos
de formação teórica – sistema de escrita e organização textual;
·
Levantamos
diagnóstico das facilidades e dificuldades de escrita dos alunos;
·
Analisamos
as produções escritas dos alunos;
·
Produzimos
atividades a partir das análises das produções textuais;
·
Conhecemos
a realidade escolar;
·
Aplicamos
atividades tendo como foco o desenvolvimento da narrativa;
·
Divulgamos
nosso trabalho no blog (pibidletrasfurb.blogspot.com.br) e na participação em
eventos científicos;
·
Trocamos
experiências entre professores e acadêmicos de outras licenciaturas;
·
Promovemos
oficina para professores da Unidade Escolar com o propósito de socializar o
projeto;
·
Comparamos
os textos dos alunos de 2011 e 2013 a fim de mostrar a evolução de cada um.
Todas essas ações
contribuíram para alcançar os objetivos do PIBID, como:
·
Incentivar
a formação de docentes;
·
Contribuir
para a valorização do magistério;
·
Elevar
a qualidade da formação inicial dos professores;
·
Integrar
Educação Superior e Educação Básica
·
Inserir
licenciandos no cotidiano da escola
·
Nosso subprojeto nos
levou à reflexão e aperfeiçoamento profissional. Possibilitou-nos a conhecer o chão da escola,
de qual profissional a escola e os alunos necessitam, que uma escola não é
apenas estrutura física, que é um espaço de vida de muitos seres. Nossos
trabalhos exigiram um profissional comprometido com o que faz e no meio em que
atua, aberto a mudanças, ao diálogo e, sobretudo em constante formação, pois já
estávamos inseridos no ambiente. Aprendemos a driblar situações tornando-nos
protagonistas em experiências e práticas docentes. Lemos, planejamos,
escrevemos e socializamos nossas pesquisas. Contribuímos para o desenvolvimento
da narrativa de cada aluno e descobrimos o potencial de cada um. Valeu a pena.
0 comentários:
Postar um comentário