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"Contraposição e integração de estudos sobre
letramento e cultura escrita: um balanço interdisciplinar"
Belo Horizonte
Apresentação:
O V Colóquio
Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita tem como tema Contraposição e integração de estudos sobre
Letramento e Cultura Escrita: um balanço interdisciplinar e objetiva realizar um balanço das contribuições
advindas de diferentes campos do conhecimento como história, sociologia,
linguística, sociolinguística, antropologia e psicologia, conforme explorada
pelos participantes em suas pesquisas que serã apresentadas durante o evento. O
exame das possibilidades de diálogo entre campos de conhecimento seguramente
projeta implicações para o ensino, pesquisa e desenvolvimento de políticas
públicas educacionais. A relevância dessa reflexão origina-se do reconhecimento
da natureza multifacetada das práticas sociais de alfabetização e letramento
que impõe a necessidade de um esforço multidisciplinar por parte de
pesquisadores que se dedicam a essa temática, no sentido de examinar a profícua
produção acadêmica sobre os usos sociais da leitura e da escrita em tempos de
globalização e reconhecimento da necessidade de implantação de políticas
educacionais que atendam às características e demandas de grupos sociais
diversificados.
O Colóquio se
justifica pela necessidade de dar continuidade ao exame de questões
contemporâneas relativas à cultura
escrita e ao letramento, examinando contribuições advindas de vários campos do
conhecimento para a compreensão das práticas sociais de alfabetização e
letramento escolares e não escolares e das implicações desses estudos para a
pesquisa, ensino e desenvolvimento de políticas educacionais.
Objetivos:
O Colóquio busca
contribuir para: (i) a definição de uma agenda de pesquisas (que lacunas são
identificadas no quadro da produção acadêmica contemporânea? o que se considera
relevante e necessário pesquisar nos próximos anos?), e (ii) a informação de
políticas educacionais (que princípios e orientações devem ser considerados na
proposição de políticas educacionais públicas? como estabelecer diálogos com
agentes responsáveis pelo desenvolvimento de políticas públicas?). A relevância dessa reflexão impõe-se pela necessidade
de examinar, no contexto atual, práticas e significados do letramento
produzidos em grupos sociais diversificados e em espaços institucionais
variados. Nesta edição, o Colóquio dá
continuidade a uma série de atividades de ensino e pesquisa, envolvendo
pesquisadores brasileiros e estrangeiros que contribuem para a
internacionalização das ações do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita e
do Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social da FaE/UFMG. A
possibilidade de contarmos com a participação de professores e pesquisadores de
diferentes países (King's College
London, Open University, da Inglaterra, Ohio State University dos EUA e
Institut Français de L'Education da França, da Universidad Catolica do Peru,
Lima e da Universidad Autnoma de Puebla, México) é resultado de colaborações
estabelecidas ao longo dos anos no desenvolvimento de atividades diversas,
como, por exemplo, pesquisas interistitucionais, realização de simpósios em
eventos internacionais, disciplinas presenciais e online em inglês, doutorado
sanduíche, bancas de defesa de
doutorado. O Colóquio se constituirá, dessa forma, em espaço privilegiado para
a consolidação de colaborações entre os grupos de pesquisas e para o
encaminhamento de convênios interinstitucionais, visando à articulação e à
proposição de colaboração em pesquisas.
Histórico:
Desde sua 1ª edição,
em 2007, o Coloquio reúne pesquisadores nacionais e internacionais para
discussão de questões contemporâneas sobre Cultura Escrita e Letramento, numa
perspectiva interdisicplinar. Na 1ª edição, contemplou-se o tema "Relações
entre cultura, oralidade, escrita e cognição". Na 2ª edição (2008),
privilegiou-se o tema "Cultura escrita: concepções de alfabetização e
letramento". Na 3ª edição (2010), contemplou-se a temática
"Diversidade e diferenca na educação: cultura, escrita, letramentos,
politicas linguisticas e identidades". Na 4ª edição (2012), "Práticas
de linguagem e letramento: teorias e metodos" foram destacadas,
propondo-se uma reflexao de natureza epistemologica sobre implicacoes da
adocao, no estudo da cultura escrita, de abordagens qualitativas. A partir da 3ª
edição o Colóquio tornou-se um evento bianual, incluido em atividades regulares
do CEALE. Em 2010, foi publicado o livro, Cultura escrita e Letramento, reunindo trabalhos das
primeiras edições.
Programação (Provisória)
V
Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita
"Contraposição e integração de estudos sobre
letramento e cultura escrita: um balanço interdisciplinar"
1º dia do Colóquio
Terça-feira
12/08
Dia
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Horário
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Atividade
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11/08
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08h
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Credenciamento
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09h
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Abertura oficial
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09h45
12h
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Mesa Redonda 1
Práticas de leitura e de escrita como campo de estudos
interdisciplinares
David Bloome (
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12h
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Intervalo almoço
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14h
16h
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Grupos Temáticos
1ª Sessão
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16h
16h30
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Intervalo
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16h30
18h
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Mesa Redonda 2
Letramento, multimodalidade e interculturalidade: processos de
escolarização em contextos de multilinguismo
Virgínia Zavala (Universidad Catolica Peru, Lima)
Sarah Gallo (Ohio State University)
Judy Kalman (CINVESTAV, México)
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2º dia do Colóquio
Quarta-feira
13/08
Dia
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Horário
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Atividade
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12/08
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08h30
10h30
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Mesa Redonda 3
Letramento e formação
universitária: dimensões acadêmicas e profissionais
Mary Lea (Open University)
Alma Carrasco (Universidad Autonoma de Puebla, México)
Raquel Fiad (Unicamp)
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10h30
10h45
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Intervalo
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10h45
12h
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Grupos Temáticos
2ª Sessão
|
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12h
14h
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Almoço
|
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14h
16h
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Grupos Temáticos
3ª Sessão
|
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16h
16h30
|
Intervalo
|
|
16h30
18h
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Mesa Redonda 4
Letramentos iniciais
em contextos escolares e não escolares
Laurie Katz (
Mônica
Baptista Correa (UFMG)
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3º dia do Colóquio
Quinta-feira
14/08
Dia
|
Horário
|
Atividade
|
14/08
|
08h30
10h30
|
Mesa Redonda 5
Práticas culturais,
diversidade e identidades
Elaine Richardson (
Branca
Falabella Fabrício (UFRJ)
Mollie
Blackburn (
|
10h30
10h45
|
Intervalo
|
|
10h45
12h
|
Grupos Temáticos
4ª Sessão
|
|
12h
14h
|
Almoço
|
|
14h
15h30
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Mesa Redonda 6
Perspectivas para
uma história do letramento e da alfabetização
Harvey Graff (
Anne-Marie Chartier (Institut
Français de l'Éducation)
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15h30
15h45
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Intervalo
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15h45
17h
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Grupos Temáticos
5ª Sessão
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17h
18h
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Sessão de Encerramento
Alguns apontamentos: implicações para o
ensino e a pesquisa
Relatoria dos Grupos de Trabalho
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Grupos Temáticos:
- Mobilidades
sociais e práticas de leitura e de escrita
- Cultura
escrita e práticas interculturais
- Multimodalidade
e práticas de letramento
- Letramento e
Numeramento em contextos escolares e não escolares
- Práticas de
letramento em contextos acadêmicos e profissionais
- Práticas de letramento e identidades
sociais
Em função desses seis Grupos Temáticos o Colóquio realizará
5 sessões de 1h15. para cada GT apresentar e discutir os trabalhos. Serão
apresentados 3 trabalhos por sessão, sendo 15min para cada um e os 30min
restantes serão dedicados à discussão.
Ao fazer sua inscrição no Colóquio, o participante definirá
qual GT acompanhará durante os três dias de encontro.
Serão aceitos como trabalhos
pesquisas com resultados parciais ou finais, abordando temáticas novas ou já
estabelecidas na área da Cultura Escrita e do Letramento. Os trabalhos devem
evidenciar elaboração teórica e rigor conceitual na análise. Serão aceitos,
também, ensaios (distintos de revisão de literatura) que problematizem pontos
de interesse para o debate no campo de investigação
Não serão aceitos textos que se
restrinjam a capítulos de teses ou dissertações, revisões bibliográficas ou
relatos de experiências.
O texto deverá ter a forma de
artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências.
A avaliação dos trabalhos terá
caráter classificatório e o julgamento obedecerá aos seguintes critérios:
1. Relevância e pertinência do
trabalho para o Grupo Temático indicado na inscrição;
2. Articulação conceitual no
enquadramento da temática;
3. Consistência argumentativa e
rigor na abordagem teórico-metodológica;
5. Interlocução com a produção da
área;
6. Originalidade e contribuição
para o avanço do conhecimento na área.
Total de trabalhos por GT - 15 (quinze)
Total de trabalhos a serem selecionados para o Colóquio - 70
(setenta)
Submissão de trabalhos: 30 de maio a 30 de junho
Divulgação dos
resultados das avaliações dos trabalhos: 15 de julho
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