sexta-feira, 9 de maio de 2014


Fotonovelas

Na aula de hoje, dia 09 de maio, foi apresentado aos alunos da 2ª série C da E.E.B. Prof. Carlos Maffezzolli o subgênero literário FOTONOVELA.

A fotonovela trata-se de uma história, que é narrada numa sequência de quadrinhos e cada quadrinho corresponde a uma fotografia acompanhada por uma mensagem textual, como no exemplo abaixo:



Na aula de hoje, explicamos aos alunos, com a ajuda de slides, o que é uma fotonovela, no que se baseia, quando e onde as fotonovelas foram lançadas e por quem. Mostramos também dois exemplos de fotonovelas digitais, a primeira, chamada ‘A Grande Festa’, foi feita por alunos do ensino fundamental em 2007, e a outra, ‘No Escurinho do Cinema’, por acadêmicos da primeira fase do curso de Rádio e TV da Universidade Metodista de SP em 2006, ambas podem ser acessadas nos links abaixo:

No Escurinho do Cinema: https://www.youtube.com/watch?v=fCUItjjvb0I



Depois, pedimos aos alunos que se juntassem em grupos para conversar e decidir qual será o tema da fotonovela de cada um, socializar e anotar ideias, para darmos continuidade ao trabalho nas próximas aulas.

 

Alguns momentos da aula de hoje...





 

0 comentários:

Postar um comentário