quarta-feira, 5 de novembro de 2014

PIBID LETRAS EM CURITIBA - 15 de outubro

            Chegamos a Curitiba pensando que aquele dia era especial, afinal somos ou seremos todos professores! Fomos contemplados pela Coordenação Institucional com um saudoso parabéns e lindas palavras de sucesso, esperança e dedicação! 

            Nosso primeiro destino foi a Universidade Livre do meio Ambiente (UNILIVRE), que é uma organização não governamental localizada no Bosque Zanielli, em meio a rochedos e muita natureza. Fomos muito bem recebidos pelo monitor que nos explicou a história, o desenvolvimento, os objetivos que são disseminar práticas, conhecimentos e experiências relacionadas às questões ambientais, e nos convidou para conhecer a estrutura construída com postes antigos da cidade de Curitiba, feitos de bamboo.

A estrutura é incrível. O rochedo torna a paisagem ainda mais bela e o lago traz a calmaria, transformando um lugar perfeito para reflexões e estudos. Saímos de lá com a plena certeza que fazemos parte de um todo e que cada atitude nossa pode sim mudar o nosso futuro.

            Nossa segunda parada foi o parque Tanguá onde tivemos o prazer de sentir a ainda mais exuberante paisagem de um lindo jardim, um lago com cascata e um túnel com um mirante encantador! Nossa visita a este local foi rápida, mas deu tempo suficiente para apreciarmos do alto do mirante a inesquecível Curitiba verde. 

            Depois disso fizemos um tour pelo centro da cidade, mesmo de dentro do ônibus, conseguimos ver as construções antigas e encantadoras daquele local; o real movimento de uma cidade grande, e lugares marcantes como a boca maldita, onde pudemos “vivenciar” as pessoas discutindo sobre política, futebol, religião... De forma livre e pacífica.

            Visitamos a Ópera de Arame, um teatro fantástico, construído com tubos de aço  e com estruturas metálicas que é coberto com placas transparentes de policarbonato. O teatro tem seu acesso por uma passarela sobre um lago com carpas e parece um castelo. A Ópera de Arame é um dos pontos turísticos da grande capital, onde acontecem shows e espetáculos. Após saírmos de lá, já ficamos com gostinho de quero mais.

            Depois do almoço, fomos visitar o Museu Oscar Niemeyer, que foi inaugurado em 2002 e é palco de variadas exposições de artes visuais, arquitetura, urbanismo e design. Lá pudemos apreciar diversas obras de arte, inclusive as exposições “Frida Kahlo - as suas Fotografias”; Museu em Construção; Cones; João Turin - Vida, Obra, Arte; além da exposição “Reflexos”. A arquitetura do museu é instigante, na parte exterior tem uma estrutura que lembra um olho e o mais impressionante é que podemos entrar nele por um túnel. Foi simplesmente inesquecível.

            Um dos lugares encantadores que visitamos foi o Jardim Botânico de Curitiba. Parece um local que saiu de um livro, de um conto de fadas! Quando se avista a estufa principal de longe, o fôlego se perde. Toda arquitetura do jardim para receber a “casa de vidro” faz você parecer que está andando rumo a um castelo. As flores são muito bem cuidadas, vivas; a grama muito bem amparada... Não há como não se maravilhar com o lugar. Ah, e está bem ao meio de prédios, uma antítese admirável.

            Esse foi o último local que visitamos, e realmente fechamos com chave de ouro, como cita o ditado popular. Pois num local que é feito de natureza, mas moldado pela mão do homem, você consegue ver como os dois, quando trabalham em harmonia, pode criar algo tão impressionante.
 


 
           

0 comentários:

Postar um comentário