segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Atividades do Pibid Letras – Português na Escola Anita Garibaldi


Outubro foi tranquilo para as bolsistas do Pibid Letras-Português na escola Anita Garibaldi. O mês foi destinado ao término da sequência didática planejada para o desenvolvimento do projeto de letramento. Os gêneros textuais: convite, currículo, e-mail e redes sociais foram concluídos por meio de práticas diferenciadas, abrangendo o conteúdo necessário e também com atividades lúdicas de modo a atrair toda atenção dos alunos.
É possível observar que o desenvolvimento deste projeto tem dados bons frutos para os alunos, mas, também, às bolsistas envolvidas como pode-se observar nos seguintes depoimentos:
“Os convites ficaram lindos! Os alunos são muito criativos e adoram trabalhar a linguagem de diversas maneiras. [...] Gostaram da maneira como a aula foi se desenvolvendo e como atividade de produção eles criaram um blog e começaram a escrever um post sobre o projeto de letramento que está sendo aplicado com eles.” – Larissa Theiss.
“Percebi a imensidade dos conteúdos que trabalhamos e refleti sobre o que estou aprendendo sobre cada gênero junto com os alunos. [...] Momentos de compartilhamento têm se tornado muito relevantes na minha formação pelo fato de proporcionarem um diálogo interdisciplinar entre teoria e a prática e acredito que para minhas colegas pibidianas também.” – Adressa Gesser
“Após a explicação, propomos que os alunos fizessem um convite para a Feira, eles capricharam muito, pegaram folhas coloridas e cola glitter. O resultado foi incrível, foi o gênero que eles mais se esforçaram para fazer um trabalho perfeito.” – Vivien Reinhold
Uma das bolsistas do Subprojeto de Letras foi convidada a representar os bolsistas ID da Furb no IV Seminário do Pibid Unesc em Criciúma, juntamente com a Coordenadora Institucional do Pibid, a professora Gicele e uma das Coordenadoras de Gestão, a professora Valéria.  O evento contou com a participação de bolsistas de todos o subprojetos da Unesc. As professoras Gicele e Valeria fizeram uma palestra sobre o ser docente e também um momento de apresentação de como funciona o Pibid Furb. Após a palestra, iniciou um momento em que um bolsista, de cada Subprojeto, faria um relato sobre o que estava sendo o Pibid para sua formação. Saíram depoimentos carregados de emoções. A bolsista convidada foi Aline, que também fez seu depoimento e relatou sobre o que estava sendo a experiência de se estar num programa de iniciação à docência. O trecho abaixo relata um pouco de como foi a participação do evento para ela.
“Foi muito lindo saber que esse sentimento ‘do querer mais’, ‘do querer fazer além do mais do mesmo’ não é somente algo que eu sinto, mas que esse sentimento é compartilhado e que existem muitas pessoas querendo fazer o diferencial, e o mais bonito é escutar esse pessoal novo, que ainda está na graduação falando com tanto amor e paixão pela profissão. Foi uma experiência maravilhosa!” – Aline Guse

O mês de outubro tem uma data muito especial para as bolsistas, que é o dia 15, o dia do professor. A Coordenação do Pibid Furb preparou uma surpresa especial aos bolsistas com um passeio cultural a Curitiba. Infelizmente, só alguns bolsistas puderam participar, visto que é uma atividade inviável para fazer com o grande número de bolsistas que o Pibid Furb possui. O passeio teve a duração de um dia e percorreu diversos pontos turísticos da cidade, o Museu Oscar Niemeyer e a Unilivre. Foi um dia atípico e muito especial para essas bolsistas, como se pode observar segundo o depoimento de uma delas, abaixo.

“Como, o fato de sair de uma cidade para a outra, já o faz perceber como as pessoas são diferentes, o modo de pensar, de agir, de cuidar do patrimônio público. Mas ao mesmo tempo, faz você enxergar o quão importante você é para preservar essa sua moradia, mas somente se todas essas outras milhões de pessoas – que o fazem sentir, às vezes, insignificantes – cooperarem juntamente de você.“ – Ana Nazaro.

0 comentários:

Postar um comentário