segunda-feira, 17 de novembro de 2014

V Seminário Pibid

Na sexta e sábado, dias 7 e 8 de novembro, aconteceu na Furb o V seminário Pibid. O seminário contou com a presença de diversos bolsistas de todos os cursos de licenciatura da universidade, além de professores, tanto da Furb quanto de outras universidades.
Nicole, Manu e Rose foram à mesma apresentação, intitulada Projeto de Extensão: astronomia para todos, da Prof. Dra. Tina Andreolla da UTFPR. Ela apresentou o GEASTRO – Grupo de estudo, extensão e pesquisa em astronomia e falou do stellarium, dos diversos eventos de astronomia que acontecem em Pato Branco, PR, cidade de onde ela e os acadêmicos que apresentaram junto vieram, explicou sobre o sistema solar e as diferenças entre os planetas rochosos (Mercúrio Vênus, Terra e Marte), os gigantes gasosos (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) e os planetas anões (Plutão e alguns outros). Conversamos também sobre vida extraterrestre e a astrobiologia, que estuda a vida fora da terra.
A professora, junto com seus alunos, explicou o que são explosões solares e quais seus ciclos, e nos mostrou que a escala, que é a proporção entre o tamanho real e o tamanho no desenho, é extremamente importante na hora de representar algo.
O minicurso foi extremamente interessante devido principalmente à parte prática. Fizemos os planetas do sistema solar de massinha de modelar, jornal e papel alumínio, sempre levando em consideração sua escala. Fizemos também um sistema solar para termos noção da distância entre um planeta e outro e o sol, que em papel deu mais de 6 metros, e ainda a professora fez uma experiência com um espelho e um pote com água no sol, para nos mostrar as cores, como foi descoberto o raio ultravioleta e o infravermelho. Foi um minicurso muito legal, sem dúvida alguma!!


Prof. Tina com o Sol, feito com um balão

O Sol em escala com os planetas (feitos de massinha, na mão dos estudantes)

Escala dos planetas

“Fazendo” o sol

0 comentários:

Postar um comentário