quarta-feira, 5 de novembro de 2014

PIBID LETRAS NO ENALIC

As acadêmicas Aline Fernanda Guse, e Larissa Patricia Theis, bolsistas do Subprojeto Letras-Português do Pibid, escreveram um trabalho para participarem do V ENALIC. O trabalho intitulado PRÁTICAS DE LETRAMENTO ENVOLVENDO GÊNEROS DA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL NO ENSINO FUNDAMENTAL, refere-se ao projeto de letramento em desenvolvimento na Escola Municipal Anita Garibaldi tendo como objetivo: Ampliar o domínio da Língua Portuguesa por meio de gêneros discursivos de comunicação interpessoal e aperfeiçoando capacidades de escrita, de adequação ao gênero e de usos de gêneros multimodais.
                O V Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e o IV Seminário Nacional do Pibid serão realizados nos dias 08 a 12 de dezembro de 2014 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na cidade de NATAL/RN. A ênfase do evento está nas complexidades e paradoxos que marcam a profissionalização docente na contemporaneidade.
Historicamente tanto o Encontro Nacional das Licenciaturas quanto o Seminário Nacional do Pibid tem concepção multidisciplinar, orientando-se pela reflexão sobre os rumos dados à formação inicial e continuada de professores em diferentes áreas de conhecimento. Esta edição 2014 está ancorada no tema: Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes.
O objetivo é possibilitar a exposição e o diálogo entre trabalhos que contemplem os seguintes subtemas: a relação entre pesquisa e ensino; a avaliação educacional do ensino e da aprendizagem; a identidade, carreira e valorização dos professores; as novas demandas curriculares; a educação na relação com as culturas populares; as linguagens, tecnologias e os valores na perspectiva da formação humana emancipatória; a educação no âmbito da diversidade; a violência e a indisciplina na escola.
Com isso, o V Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e o IV Seminário Nacional do Pibid se firmam como uma oportunidade de debate e de reflexão das políticas de formação. No mesmo sentido, o evento procura discutir a escola como espaço de formação inicial e continuada de professores, abordando as novas experiências que vêm sendo desenvolvidas nas IES, em sua articulação com as escolas públicas, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

 

 


 

0 comentários:

Postar um comentário