segunda-feira, 8 de junho de 2015

O Mês de Maio para as meninas da escola Carlos Maffezzolli



Durante o mês de maio, as atividades na escola Carlos Maffezzolli continuaram ao mesmo tempo em que sofreram alterações. Devido aos eventos realizados às sextas-feiras, as pibidianas tiveram que refazer os cronogramas. Para isso, e como sempre, a troca de e-mails foi constante, com preparação de aulas e compartilhamento de atividades.
Ainda com alterações no cronograma, as pibidianas participaram dos eventos promovidos na escola e pela escola. No dia 15, teve entrega de boletins para os alunos do ensino médio e as bolsistas IDs foram convidadas pela professora Roseane a estarem presentes e observarem o funcionamento da escola durante essa atividade.
No dia 22, teve uma apresentação teatral do grupo CIA DEARAQUE de Florianópolis-SC com a peça “Sem Horas” que fazia um trocadilho com a palavra “senhoras”. O grupo se apresentou na escola devido ao I Circuito de Artes Cênicas de Guabiruba que ocorreu entre os dias 20 e 23 de maio na cidade, trazendo para a escola Carlos Maffezzolli, alunos do ensino médio de outra escola pública de Guabiruba.
No dia 29, o Grêmio Estudantil preparou a seção CINE-GRÊMIO para todos os alunos do ensino médio matutino com o filme “Sete”, um suspense que fala sobre os sete pecados capitais e as pibidianas acompanharam os alunos juntamente com a supervisora do subprojeto.
Durante o mês de maio, além de leituras teóricas como o livro Letramentos no Ensino Médio, as bolsistas optaram por literatura fictícia que envolvesse humor e dragões que são os temas centrais nos projetos desenvolvidos na escola esse semestre. Assim, livros como As Crônicas de Gelo e Fogo: Guerra dos Tronos e filmes como Como Treinar Seu Dragão I e II fizeram parte das atividades extraclasse.
Algumas das meninas puderam participar de uma conversa com o intercambista alemão Josha Nitzsche e anotaram as informações aumentando seus diários de campo e de leitura que foram as formas de registro de atividades e pensamentos. Para terminar o mês, no dia 23 aconteceu a reunião de formação do PIBID-Português onde as acadêmicas que participaram receberam instruções e novas tarefas para os próximos meses. Na Formação, as escolas fizeram uma socialização que durou mais do que o esperado, pois as pibidianas tinham preparado slides ricos em informação, animadas por compartilhar as atividades que fizeram com os alunos e o desenvolvimento dos mesmos.

As acadêmicas que não participaram da reunião por algum motivo pessoal foram orientadas a se unirem ao GPLP (Grupo de Professores de Língua Portuguesa) na UNIFEBE em Brusque-SC juntamente com as professoras Otília e Roseane. Na manhã do dia 30, receberam dicas de atividades que desenvolvem a escrita e enriquecem o vocabulário para que pudessem se divertir e ter novas ideias para usar em sala de aula com os alunos. No mesmo dia e em todo o final de semana aconteceu a Feira do Livro na UNIFEBE e pibidianas e professoras aproveitaram o intervalo para checar novos livros e fazerem suas comprinhas.

0 comentários:

Postar um comentário