segunda-feira, 2 de julho de 2012

Relatório de junho - Carlos Maffezzolli


PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
EEB Professor Carlos Maffezzolli
Supervisora: Roseane Huber de Souza
Bolsistas: Debora, Gabriela, Patricia, Stéphanie e Thais.

RELATÓRIO DE HORAS – JUNHO/2012

            Iniciamos o mês de junho nos reunindo com a professora orientadora, Otilia Heinig, e com as pibidianas das outras escolas para socializarmos nossas ações e resultados obtidos até então. Nesse mesmo dia, demos início à produção do resumo para participação no Seminário do PIBID. Após anotarmos as principais ideias, cada pibidiana organizou os seus pontos, durante a semana, para a organização, produção final e submissão.
            Estando devidamente inscritas no Seminário, nos concentramos na preparação dos slides e da apresentação. Optamos por traçar um comparativo dos resultados primeiros, obtidos em 2011, e os resultados que estamos obtendo agora com as intervenções na escola.
            As visitas desse mês se concentraram nos dias 27 e 29/06, trabalhando com as turmas de 7a séries, e no dia 04/07, com a turma da 8a série. Nessa oportunidade optamos por trabalhar a temática dos verbos, especificamente os pretéritos perfeito e imperfeito: mais comuns nos contos de fadas. Inicialmente, fechamos o assunto das fábulas pedindo que cada dupla contasse um pouco sobre a sua fábula, lida previamente. Na sequência apresentamos o conto a ser trabalhado e a atividade proposta.
            Os alunos mostraram-se bastante atentos e participativos, inclusive aqueles que, segundo a professora, dispersam bastante em sala de aula. Ficou claro, também, o complemento trazido pelas pibidianas à aula da professora supervisora. Apresentando os verbos aos alunos, fizemos uma introdução ao assunto a ser trabalhado nas próximas semanas pela professora: a importância dos pretéritos na produção de memórias. É a ponte “universidade e escola” apresentando seus efetivos resultados.

0 comentários:

Postar um comentário