terça-feira, 15 de julho de 2014

Vamos Embora?


Publicação de Larissa Riffel

Vamos Embora?


“Vem vamos embora que esperar não é saber

Quem sabe faz a hora não espera acontecer”

Zé Ramalho

Esse foi o lema do 3° ano do Ensino Médio da escola Carlos Maffezzolli no XII Sarau Literário do Ensino Médio onde professores de várias disciplinas trabalharam juntos para realizar um projeto que utiliza o meio literário para o compartilhamento de cultura.

O tema escolhido para o sarau deste ano foi “50 anos de ditadura militar” que ocorreu nos anos 60 - lembrando a aula que eu havia preparado sobre esse período que já continha informações sobre a ditadura. Foi um projeto incrível que proporcionou o envolvimento de disciplinas como Língua Portuguesa, História e Filosofia.

Tive o enorme prazer de acompanhar os últimos ensaios do “Terceiraço”, como gostam de ser chamados, desenvolvido na última sexta-feira, momentos antes da apresentação para as outras turmas do Ensino Médio do período matutino. Os alunos como sempre, se empenharam muito e misturaram diferentes mídias para transmitir sua mensagem.

Começando com a música de Zé Ramalho “Pra não dizer que não falei de flores”, deram início a um belíssimo teatro, desenvolvido em torno da música. Além da música e do teatro, ainda houve leitura e apresentação de vídeo.

O projeto não ficou somente na apresentação desse grupo, tanto que outras apresentações aconteceram desde o dia anterior. Outros trabalhos também foram desenvolvidos e estavam expostos no local, entre eles, claro, outros trabalhos da mesma turma, pequenos textos explicativos que penduraram no teto. Alguns alunos até conseguiram encontrar ligação com as fotonovelas e a ditadura. Os outros trabalhos envolviam, em sua maioria, a escrita de frases marcantes na luta contra a ditadura. Uma delas também foi usada pelos Terceiraço no teatro: “Amanhã vai ser outro dia” de Chico Buarque.
Os ensaios






 A exposição de trabalhos





              Os estudantes





 A turma toda






2 comentários:

  1. Geraldo Vandré ficaria desapontado se soubesse que um aluninho de letras que nada sabe atribuísse seu clássico máximo a Zé Ramalho! Rsrs

    ResponderExcluir
  2. Geraldo Vandré ficaria desapontado se soubesse que um aluninho de letras que nada sabe atribuísse seu clássico máximo a Zé Ramalho! Rsrs

    ResponderExcluir