quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Curso: Análise narrativa: um esquema para histórias ficcionais


EMENTA:
A narrativa é algo que está presente todos os dias das nossas vidas - pode ser oral ou escrita e fazer parte do real ou do imaginário. Acreditando que as narrativas possuem uma organização interna superior às sentenças, Rumelhart (1975) propôs um modelo de Gramática para histórias ficcionais, composta por uma rede hierárquica de regras sintáticas, com correspondente interpretação semântica. Tal modelo foi aprimorado por Stein e Glenn em 1979 e ampliado por Scliar-Cabral e Grimm-Cabral em 1983. Em 2012, 18 narrativas de crianças entre quatro e seis anos de idade foram colocadas no modelo mais recente, a fim de validar o modelo. Nesse exercício, foram sugeridas pequenas alterações. A gramática para histórias ficcionais mostra a existência de características universais, não importando as particularidades culturais, e aponta para a importância do trabalho com histórias ainda na educação infantil.
MINISTRANTE:  Mônica de Abreu (MESTRE EM LINGUÍSTICA PELA UFSC)

QUANDO: 20 DE FEVEREIRO - 18h

ONDE: SALA I 304 (CAMPUS I DA FURB)

Não é necessário fazer inscrição, apenas comunicar a intenção de participar a seu coordenador de área.

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